“CUIDANDO DO CUIDADOR”: PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO ESPIRITUAL E RELIGIOSO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Helem Caialla Elias de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Keila Santos de Oliveira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Mayna Mendonça Fernandes Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Hugo Almeida Neiva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Janaildes Amorim dos Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anatércia da Rélia Emídio Jamice Arrone Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Katherine Rios Almeida Pedreira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Raimon Rios da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anselmo Cordeiro de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1783

Palavras-chave:

Espiritualidade, Cuidados de enfermagem, Religiosidade, Autocuidado

Resumo

Cuidando de quem cuida tem o objetivo a assistência preventiva aos profissionais de saúde em sua condição de sofrimento em seu cotidiano, favorecendo o compartilhamento de suas experiências e sentimentos adquiridos. Exposição a riscos de caráter psicossocial são uma das principais causas de enfermidades em profissionais que se encontram em ocupações hospitalares. A síndrome de Burnout é uma resposta a estes ricos, muito frequente em profissionais, ocasionando uma grande taxa na deterioração da sua qualidade de vida e até no abandono da profissão (1,2).

Devido esse acontecimento e esgotamento físico, afirma-se que as principais dificuldades que os profissionais da área hospitalar têm enfrentado são relacionados ao estresse, frustração durante o serviço, dificuldade na estrutura do ambiente que trabalha, altas demandas e poucos profissionais, aumento das cargas horárias, até mesmo violências tanto físicas como verbais, falta de profissionais com capacitação na área, dentre outros (1).

A Organização mundial de saúde (OMS) apresenta uma definição bela e utópica: “a saúde é completo bem-estar físico, psíquico, social e espiritual e não somente a ausência de doença ou enfermidade”, ou seja, os seres humanos necessitam do cuidado, em todas as áreas da vida, seja física, mental, social ou espiritual (3). O profissional precisa de um suporte espiritual, ele lida com tudo que está ao seu redor no ambiente hospitalar. Jesus foi claro em sua palavra quando disse “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei” (4,5).

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Caialla Elias de Souza, H., Santos de Oliveira, K., Mendonça Fernandes, M., Almeida Neiva, H., Amorim dos Santos, J., Rélia Emídio Jamice Arrone, A., Rios Almeida Pedreira, K., Rios da Silva, R., & Cordeiro de Souza, A. (2023). “CUIDANDO DO CUIDADOR”: PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO ESPIRITUAL E RELIGIOSO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1783. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1783

Edição

Seção

V COSUDI - Ciências da Saúde - Produção Técnica e Tecnológica (resumo expandido)