YOUTUBE KIDS

A QUESTÃO DA LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.1737

Palavras-chave:

Linguagem, Figuras-temas, Youtube kids

Resumo

Considerando que estamos na chamada “Era digital”, as crianças e adolescentes têm passado muito tempo diante das telas de um computador, celular ou tablets, muitas vezes, sem o devido acompanhamento dos pais, fazendo com que absorvam com muita facilidade o conteúdo a que estão expostos, e a ideologia que está sendo transmitida. Este trabalho visa caracterizar a linguagem em dois vídeos do Youtube kids. Buscamos fazer um paralelo entre as figuras e os temas apresentados nos vídeos selecionados para análise, e, assim, verificar adequação ao público a que se destina e a ideologia presente. Após a análise da relação figuras-temas, de acordo com a teoria semiótica, pode-se traçar um quadro de valores que formam a ideologia dos vídeos estudados

Biografia do Autor

Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Coordenação Mestrado Profissional em Educação - Centro Universitário Adventista de São Paulo

São Paulo, Brasil

Katia Alves de Souza Martins, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Elisabeth Gomes de Amorim, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Centro Universitário Adventista de São Paulo

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Oliveira Quadros, S. C., Alves de Souza Martins, K., Gomes de Amorim, E., & Penedo da Silva, E. (2023). YOUTUBE KIDS: A QUESTÃO DA LINGUAGEM. Revista Formadores, 16(3). https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.1737

Edição

Seção

V Congresso Sul-Americano de Pesquisa na Educação Adventista