UMA PROPOSTA INTEGRATIVA ENTRE PIAGET, WALLON, VYGOTSKY E BRONFENBRENNER, PARA APERFEIÇOAMENTO DOS ESTILOS PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E FORMAÇÃO EMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v16i1.1628Palavras-chave:
Desenvolvimento humano, Estilos parentais, Saúde da CriançaResumo
As diferentes formas de educar os filhos evidenciam as características individuais dos pais, denominadas estilos parentais. Nesta direção, um problema observado nos estilos parentais é que, devido à complexidade do fenômeno, é necessário aprofundar estudos que agreguem outros sistemas além do comportamento dos pais ou cuidadores. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou propor uma interação entre os conceitos de afetividade defendidos por Piaget e Wallon, bem como as ideias de interação social defendidas por Vygotsky e Bronfenbrenner para complementar os estilos parentais, tendo como meta a formação intelectual e emocional dos filhos. De sorte que, como demonstrado, os estilos parentais, aplicados de forma equilibrada e em consonância com as teorias de Vygotsky, Piaget, Wallon e Bronfenbrenner, podem ser uma ferramenta efetiva de ajuda aos pais, objetivando o desenvolvimento amplo dos seus filhos, nos aspectos intelectual, emocional e social.
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