ENTRE ASAS E GAIOLAS

UMA ESCUTA DA MATEMÁTICA DO OUTRO EM UM MUNDO (PÓS)PANDÊMICO

Autores

  • Simone Damm Zogaib

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1491

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a escuta do outro em suas experiências com a matemática, descobrindo e/ ou encontrando novas rotas de ensino e aprendizagem relacionadas a esse campo do saber. Tem como suporte metodológico a pesquisa narrativa, a partir das cartas escritas pelos licenciandos em Pedagogia no início do período de aulas remotas de 2021, no contexto de pandemia da COVID-19. Analisa as narrativas de licenciandos no que concerne às memórias das experiências matemáticas, aos sentimentos provocados e respectivas consequências para a vida pessoal e acadêmica, bem como o desejo de mudança para o futuro como educador da infância. Conclui que a escuta das histórias com a matemática de futuros professores pode contribuir para pensar a aprendizagem e o ensino dessa disciplina no processo de formação docente.

Biografia do Autor

Simone Damm Zogaib

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora efetiva do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Damm Zogaib , S. . (2021). ENTRE ASAS E GAIOLAS: UMA ESCUTA DA MATEMÁTICA DO OUTRO EM UM MUNDO (PÓS)PANDÊMICO. Revista Formadores, 14(4), 36–52. https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1491