A Importância do processo de educação permanente em saúde para a formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i1.659Palavras-chave:
educação permanente, educação em saúde, sistema de saúde, continuing education, health education, health system.Resumo
Este ensaio visa analisar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, sua contribuição para a formação em saúde e os quatro pilares da formação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a viver juntos. Discute-se a formação do indivíduo numa perspectiva de construção de sujeito ativo, afetivo, analítico, criativo, solidário, corresponsável pela sua formação profissional, capaz de dar respostas éticas, positivas e resolutas à sociedade. Conclui-se que o processo de educação permanente em saúde representa espaços compartilhados de saber e poder, de pluralismo, politização, sensibilidade para lidar com o coletivo; representa o pacto pela saúde-educação estabelecido entre atores profissionais em permanente formação, comunidade em permanente formação, sistema de saúde em permanente aperfeiçoamento.
The importance of the process of continuing education in health for vocational training
ABSTRACT: This essay aims to analyze the National Policy of Continuing Health, its contribution to the education of health professionals and the four pillars of education: learning to be, learning to know, learning to do and learning to live together. We discuss the formation of the individual with a view of building a subject that is active, emotional, analytical, creative, supportive, co-responsible for their training, able to provide ethical responses, positive and resolute to society. We conclude that the process of permanent education in health creates shared spaces of knowledge and power, pluralism, politicization, sensitivity in dealing with the collective; it is an education-health pact established among professional agents in continuing education, community in continuing education, health system in continuing improvement.
Referências
Ministério da Saúde (Brasil). Portaria GM/MS n° 198/2004, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências [portaria na internet]. Diário Oficial da União 2004 [acesso em jul 2015]. Disponível em: www.saude.gov.br/sgtes
Ministério da Saúde (Brasil). Portaria n° 1.996 de 20, de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [portaria na internet]. Diário Oficial da União 22 ago 2007 [acesso em 20 set 2014].Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis 2004; 14(1): 41-65.
Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Pólos de educação permanente em saúde [internet]. Brasília; Ministério da Saúde, 2004 [acesso em jul 2015]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica2_vpdf.pdf
Ministério da Saúde (Brasil). 12ª Conferência Nacional de Saúde – Relatório Final [relatório na internet]. Brasília; Ministério da Saúde, 2004 [acesso em 13 ago 2014]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/relatorio_12.pdf.
Ministério da Saúde (Brasil). 8ª Conferência Nacional de Saúde – Relatório Final [relatório na internet]. Brasília; Ministério da Saúde, 1986 [acesso em 31 out 2014]. Disponível em: conselho.saude.gov.br/biblioteca/relatorios/relatorio_8.pdf
Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Cien Saude Colet 2005; 10(4): 975-986.
Ferreira LS. Educação, paradigmas e tendências: por uma prática educativa alicerçada na reflexão [texto na internet]. 2006 [acesso em 12 nov 2014]. Disponível em: http://www.rieoei.org//417Soares.pdf