A Importância do processo de educação permanente em saúde para a formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i1.659Palabras clave:
educação permanente, educação em saúde, sistema de saúde, continuing education, health education, health system.Resumen
Este ensaio visa analisar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, sua contribuição para a formação em saúde e os quatro pilares da formação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a viver juntos. Discute-se a formação do indivíduo numa perspectiva de construção de sujeito ativo, afetivo, analítico, criativo, solidário, corresponsável pela sua formação profissional, capaz de dar respostas éticas, positivas e resolutas à sociedade. Conclui-se que o processo de educação permanente em saúde representa espaços compartilhados de saber e poder, de pluralismo, politização, sensibilidade para lidar com o coletivo; representa o pacto pela saúde-educação estabelecido entre atores profissionais em permanente formação, comunidade em permanente formação, sistema de saúde em permanente aperfeiçoamento.
The importance of the process of continuing education in health for vocational training
ABSTRACT: This essay aims to analyze the National Policy of Continuing Health, its contribution to the education of health professionals and the four pillars of education: learning to be, learning to know, learning to do and learning to live together. We discuss the formation of the individual with a view of building a subject that is active, emotional, analytical, creative, supportive, co-responsible for their training, able to provide ethical responses, positive and resolute to society. We conclude that the process of permanent education in health creates shared spaces of knowledge and power, pluralism, politicization, sensitivity in dealing with the collective; it is an education-health pact established among professional agents in continuing education, community in continuing education, health system in continuing improvement.
Citas
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