A Importância do processo de educação permanente em saúde para a formação profissional

Autores/as

  • Ana Cláudia Conceição da Silva Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e Desigualdades em Saúde; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié / BA
  • Ionara Magalhães de Souza Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão/SE

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i1.659

Palabras clave:

educação permanente, educação em saúde, sistema de saúde, continuing education, health education, health system.

Resumen

Este ensaio visa analisar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, sua contribuição para a formação em saúde e os quatro pilares da formação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a viver juntos. Discute-se a formação do indivíduo numa perspectiva de construção de sujeito ativo, afetivo, analítico, criativo, solidário, corresponsável pela sua formação profissional, capaz de dar respostas éticas, positivas e resolutas à sociedade.  Conclui-se que o processo de educação permanente em saúde representa espaços compartilhados de saber e poder, de pluralismo, politização, sensibilidade para lidar com o coletivo; representa o pacto pela saúde-educação estabelecido entre atores profissionais em permanente formação, comunidade em permanente formação, sistema de saúde em permanente aperfeiçoamento.


The importance of the process of continuing education in health for vocational training

ABSTRACT:  This  essay  aims  to  analyze  the  National  Policy  of  Continuing  Health,  its  contribution  to  the education  of  health  professionals  and  the  four  pillars  of  education:  learning  to  be,  learning  to  know, learning  to  do  and  learning  to  live  together.  We  discuss  the  formation  of  the  individual  with  a  view  of building  a  subject  that  is  active,  emotional,  analytical,  creative,  supportive,  co-responsible  for  their training, able to provide ethical responses, positive and resolute to society. We conclude that the process of permanent  education  in  health  creates  shared  spaces  of  knowledge  and  power,  pluralism,  politicization, sensitivity in dealing with the collective; it is an education-health pact established among professional agents in  continuing  education,  community  in  continuing  education,  health  system  in  continuing  improvement.

Citas

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Publicado

2015-07-15

Cómo citar

Conceição da Silva, A. C., & Magalhães de Souza, I. (2015). A Importância do processo de educação permanente em saúde para a formação profissional. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 3(1), 5. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i1.659