A Importância do processo de educação permanente em saúde para a formação profissional

Authors

  • Ana Cláudia Conceição da Silva Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e Desigualdades em Saúde; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié / BA
  • Ionara Magalhães de Souza Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão/SE

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i1.659

Keywords:

educação permanente, educação em saúde, sistema de saúde, continuing education, health education, health system.

Abstract

Este ensaio visa analisar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, sua contribuição para a formação em saúde e os quatro pilares da formação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a viver juntos. Discute-se a formação do indivíduo numa perspectiva de construção de sujeito ativo, afetivo, analítico, criativo, solidário, corresponsável pela sua formação profissional, capaz de dar respostas éticas, positivas e resolutas à sociedade.  Conclui-se que o processo de educação permanente em saúde representa espaços compartilhados de saber e poder, de pluralismo, politização, sensibilidade para lidar com o coletivo; representa o pacto pela saúde-educação estabelecido entre atores profissionais em permanente formação, comunidade em permanente formação, sistema de saúde em permanente aperfeiçoamento.


The importance of the process of continuing education in health for vocational training

ABSTRACT:  This  essay  aims  to  analyze  the  National  Policy  of  Continuing  Health,  its  contribution  to  the education  of  health  professionals  and  the  four  pillars  of  education:  learning  to  be,  learning  to  know, learning  to  do  and  learning  to  live  together.  We  discuss  the  formation  of  the  individual  with  a  view  of building  a  subject  that  is  active,  emotional,  analytical,  creative,  supportive,  co-responsible  for  their training, able to provide ethical responses, positive and resolute to society. We conclude that the process of permanent  education  in  health  creates  shared  spaces  of  knowledge  and  power,  pluralism,  politicization, sensitivity in dealing with the collective; it is an education-health pact established among professional agents in  continuing  education,  community  in  continuing  education,  health  system  in  continuing  improvement.

References

Ministério da Saúde (Brasil). Portaria GM/MS n° 198/2004, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências [portaria na internet]. Diário Oficial da União 2004 [acesso em jul 2015]. Disponível em: www.saude.gov.br/sgtes

Ministério da Saúde (Brasil). Portaria n° 1.996 de 20, de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [portaria na internet]. Diário Oficial da União 22 ago 2007 [acesso em 20 set 2014].Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis 2004; 14(1): 41-65.

Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Pólos de educação permanente em saúde [internet]. Brasília; Ministério da Saúde, 2004 [acesso em jul 2015]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica2_vpdf.pdf

Ministério da Saúde (Brasil). 12ª Conferência Nacional de Saúde – Relatório Final [relatório na internet]. Brasília; Ministério da Saúde, 2004 [acesso em 13 ago 2014]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/relatorio_12.pdf.

Ministério da Saúde (Brasil). 8ª Conferência Nacional de Saúde – Relatório Final [relatório na internet]. Brasília; Ministério da Saúde, 1986 [acesso em 31 out 2014]. Disponível em: conselho.saude.gov.br/biblioteca/relatorios/relatorio_8.pdf

Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Cien Saude Colet 2005; 10(4): 975-986.

Ferreira LS. Educação, paradigmas e tendências: por uma prática educativa alicerçada na reflexão [texto na internet]. 2006 [acesso em 12 nov 2014]. Disponível em: http://www.rieoei.org//417Soares.pdf

Published

2015-07-15

How to Cite

Conceição da Silva, A. C., & Magalhães de Souza, I. (2015). A Importância do processo de educação permanente em saúde para a formação profissional. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 3(1), 5. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i1.659