LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE TEXTUAL DO CORDEL HIV/ AIDS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v5i2.936Palabras clave:
Educação em saúde, literatura de cordel, HIV/AIDS.Resumen
A educação em saúde tem um papel relevante para a difusão do conhecimento sobre saúde no meio popular, não possuindo um formato específico para a sua apresentação. Nesse sentido, alguns pesquisadores têm estudado sobre o uso da literatura de cordel como estratégia de tecnologia de educação em saúde por tornarem-se atraentes, facilitarem as intervenções, possuírem baixo custo, linguagem acessível e dinâmica. Destarte, o objetivo desse trabalho é realizar uma crítica, por meio de análise textual discursiva de um cordel HIV/AIDS, através dos parâmetros encontrados no texto de Pagliuca e colaboradores (2007). O cordel mostrou-se adequado ao seu público alvo, com palavras simples, informações pertinentes, e parágrafos curtos – embora alguns pontos carecem de maior aprofundamento. Observou-se também que a promoção da educação em saúde por meio da literatura de cordel poderia ser mais utilizada, devido a eficiência da sua metodologia.
Citas
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria – Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde / Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secre¬taria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 44 p. – (Série A. Normas e Manuais técnicos). [Acesso em 21 de maio de 2015]. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf>.
3. Falkenberg, MB. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. 2014. [Acesso em: 21 de maio de 2015]. Disponível em: < http://www.scielosp.org/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf>.
4. Trezza MCSF, Santos RMS, santos JMS. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. 2007. [Acesso em: 05 de maio de 2015]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n2/a17v16n2.pdf>.
5. Oliveira, PMP, Pagliuca, LMF. Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação. 2013. [Acesso em 05 de maio de 2015]. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n1/a26v47n1.pdf>.
6. Oliveira, PMP. Literatura de cordel como estratégia educativa para prevenção da dengue. 2011. [Acesso em: 19 maio 2015.]. Disponí¬vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400016>.
7. Oliveira, PMP, Rebouças, CBA, Pagliuca, LMF. Literatura de cordel como meio de promoção para o aleitamento materno. 2008. [ Acesso em 07 de maio de 2015]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v12n2/v12n2a03.pdf>.
8. Lüdke, M, André, MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1996. 99 p.
9. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitarias: guia de bolso/ Ministério da Saúde, Secretária de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica – 8. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 448 p. (Série B. Textos Básico de Saúde). [ Acessado em: 21 de maio de 2015]. Disponível em: < file:///C:/Users/bus/Downloads/Guia_de_bolso_doencas_infecciosas_e_parasitarias.pdf>.
10. Moraes, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação. v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003
11. Luvizotto, CK. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 140 p.
12. Pereira, ALF. As tendências pedagógicas e a prática. 2003. [Acesso em: 18 maio 2015]. Disponí¬vel em:<http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf>.
13. Andrade, SG. Nas trilhas do cordel baiano: conteúdos simbólicos e efeitos de sentidos / Solange Gusmão de Andrade. - Salvador, 2012. [ Acesso em: 21 de maio de 2015]. Disponível em: <http://www.ppgel.uneb.br/wp/wp-content/uploads/2012/04/andrade_solange.pdf>.
14. Machado, MFAS. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde: uma revisão conceitual. 2007.[ Acesso em: 18 maio 2015]. Disponí¬vel em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v12n2/a09v12n2.pdf>.
15. Pagliuca, LMF. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. 2007. [Acesso em 05 de maio de 2015]. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n4/a10v16n4.pdf >.
16. Brito, AM, Sousa, JL, Luna, CF. Tendência da transmissão vertical de Aids após terapia anti-retroviral no Brasil. Revista de Saúde Pública. v. 40, p. 18 – 22, 2006.
17. Monteiro M. Quem não usa camisinha: não pode dizer que ama. Campina Grande (PB): Martins Ed.; 2005.
18. Grmek, M. O enigma do aparecimento da AIDS. Estudos avançados. v. 9, n.24, p. 229-239, 1995.
19. Canini, SRMS, Reis, RB, Pereira, LA. Qualidade de vida de indivíduos com HIV/AIDS: Uma revisão de literatura. v. 12, n. 6, p. 940 – 945, 2004
20. Fiebig, EW, Wright, DJ, Rawal, BD. Dinâmica da viremia do HIV e da soroconversão de anticorpos em doadores de plasma: implicações para diagnóstico e estadiamento da infecção primária pelo HIV. v. 17, n. 13, 2003
21. Lazzarotto, AR, Deresz, LF, Sprinz, E. HIV/AIDS e Treinamento Concorrente: a Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 16, n. 2, p. 149 – 154, 2010.
22. Castanha, AR, Coutinho, MPL, Saldanha, AAW. Consequências Biopsicossociais da AIDS na Qualidade de Vida de Pessoas Soropositivas para o HIV. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. v. 18, n. 2, p. 100 – 107, 2006.
23. Castanha, AR, Coutinho, MPL, Saldanha, AAW. Avaliação da qualidade de vida em soropositivos para o HIV. Estudos de Psicologia. v. 24, n. 1, p. 23 – 31, 2007.
24. Moura, EL, Praça, NS. Transmissão Vertical do Vírus HIV: Expectativas e Ações da Gestante Soropositiva. Revista Latino Americana de Enfermagem. v. 14, n. 3, p. 405 – 413, 2006
25. AYRES, JRCM. Educational practices and the prevention of HIV/Aids: lessons learned and current challenges, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.6, n.11, p.11-24, 2002.
26. PAIVA, V. Beyond magical solutions: prevention of HIV and Aids and the process of “psychosocial emancipation”, Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.6, n.11, p.25-38, 2002.
27. Vieira, M, Padilha, MICS. O HIV e o trabalhador de enfermagem frente ao acidente com material pérfurocortantes. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 42, n. 4, p. 804 – 810, 2008