LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE TEXTUAL DO CORDEL HIV/ AIDS

Authors

  • Roziele Lima Silva
  • Jetsemani de Araújo Ribeiro
  • Ohana Cunha do Nascimento
  • Thyana Cordeiro Lopes
  • Brenda Do Socorro Gomes da Cunha Faculdade Adventista da Bahia
  • André Henrique do Vale de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v5i2.936

Keywords:

Educação em saúde, literatura de cordel, HIV/AIDS.

Abstract

A educação em saúde tem um papel relevante para a difusão do conhecimento sobre saúde no meio popular, não possuindo um formato específico para a sua apresentação. Nesse sentido, alguns pesquisadores têm estudado sobre o uso da literatura de cordel como estratégia de tecnologia de educação em saúde por tornarem-se atraentes, facilitarem as intervenções, possuírem baixo custo, linguagem acessível e dinâmica. Destarte, o objetivo desse trabalho é realizar uma crítica, por meio de análise textual discursiva de um cordel HIV/AIDS, através dos parâmetros encontrados no texto de Pagliuca e colaboradores (2007). O cordel mostrou-se adequado ao seu público alvo, com palavras simples, informações pertinentes, e parágrafos curtos – embora alguns pontos carecem de maior aprofundamento. Observou-se também que a promoção da educação em saúde por meio da literatura de cordel poderia ser mais utilizada, devido a eficiência da sua metodologia.

Author Biographies

Ohana Cunha do Nascimento

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, pós-graduada em Saúde Mental. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente da Faculdade Adventista da Bahia.

Brenda Do Socorro Gomes da Cunha, Faculdade Adventista da Bahia

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia.

References

1. Martins, ÁKL. Literatura de cordel: tecnologia de educação para saúde. 2011. [Acesso em: 25 de março de 2015]. Disponí¬vel em: <http://www.facenf.uerj.br/v19n2/v19n2a25.pdf>.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria – Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde / Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secre¬taria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 44 p. – (Série A. Normas e Manuais técnicos). [Acesso em 21 de maio de 2015]. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf>.

3. Falkenberg, MB. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. 2014. [Acesso em: 21 de maio de 2015]. Disponível em: < http://www.scielosp.org/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf>.

4. Trezza MCSF, Santos RMS, santos JMS. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. 2007. [Acesso em: 05 de maio de 2015]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n2/a17v16n2.pdf>.

5. Oliveira, PMP, Pagliuca, LMF. Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação. 2013. [Acesso em 05 de maio de 2015]. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n1/a26v47n1.pdf>.

6. Oliveira, PMP. Literatura de cordel como estratégia educativa para prevenção da dengue. 2011. [Acesso em: 19 maio 2015.]. Disponí¬vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400016>.

7. Oliveira, PMP, Rebouças, CBA, Pagliuca, LMF. Literatura de cordel como meio de promoção para o aleitamento materno. 2008. [ Acesso em 07 de maio de 2015]. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v12n2/v12n2a03.pdf>.
8. Lüdke, M, André, MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1996. 99 p.


9. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitarias: guia de bolso/ Ministério da Saúde, Secretária de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica – 8. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 448 p. (Série B. Textos Básico de Saúde). [ Acessado em: 21 de maio de 2015]. Disponível em: < file:///C:/Users/bus/Downloads/Guia_de_bolso_doencas_infecciosas_e_parasitarias.pdf>.
10. Moraes, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação. v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003
11. Luvizotto, CK. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 140 p.
12. Pereira, ALF. As tendências pedagógicas e a prática. 2003. [Acesso em: 18 maio 2015]. Disponí¬vel em:<http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf>.
13. Andrade, SG. Nas trilhas do cordel baiano: conteúdos simbólicos e efeitos de sentidos / Solange Gusmão de Andrade. - Salvador, 2012. [ Acesso em: 21 de maio de 2015]. Disponível em: <http://www.ppgel.uneb.br/wp/wp-content/uploads/2012/04/andrade_solange.pdf>.
14. Machado, MFAS. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde: uma revisão conceitual. 2007.[ Acesso em: 18 maio 2015]. Disponí¬vel em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v12n2/a09v12n2.pdf>.
15. Pagliuca, LMF. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. 2007. [Acesso em 05 de maio de 2015]. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n4/a10v16n4.pdf >.
16. Brito, AM, Sousa, JL, Luna, CF. Tendência da transmissão vertical de Aids após terapia anti-retroviral no Brasil. Revista de Saúde Pública. v. 40, p. 18 – 22, 2006.
17. Monteiro M. Quem não usa camisinha: não pode dizer que ama. Campina Grande (PB): Martins Ed.; 2005.
18. Grmek, M. O enigma do aparecimento da AIDS. Estudos avançados. v. 9, n.24, p. 229-239, 1995.
19. Canini, SRMS, Reis, RB, Pereira, LA. Qualidade de vida de indivíduos com HIV/AIDS: Uma revisão de literatura. v. 12, n. 6, p. 940 – 945, 2004
20. Fiebig, EW, Wright, DJ, Rawal, BD. Dinâmica da viremia do HIV e da soroconversão de anticorpos em doadores de plasma: implicações para diagnóstico e estadiamento da infecção primária pelo HIV. v. 17, n. 13, 2003
21. Lazzarotto, AR, Deresz, LF, Sprinz, E. HIV/AIDS e Treinamento Concorrente: a Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 16, n. 2, p. 149 – 154, 2010.
22. Castanha, AR, Coutinho, MPL, Saldanha, AAW. Consequências Biopsicossociais da AIDS na Qualidade de Vida de Pessoas Soropositivas para o HIV. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. v. 18, n. 2, p. 100 – 107, 2006.
23. Castanha, AR, Coutinho, MPL, Saldanha, AAW. Avaliação da qualidade de vida em soropositivos para o HIV. Estudos de Psicologia. v. 24, n. 1, p. 23 – 31, 2007.
24. Moura, EL, Praça, NS. Transmissão Vertical do Vírus HIV: Expectativas e Ações da Gestante Soropositiva. Revista Latino Americana de Enfermagem. v. 14, n. 3, p. 405 – 413, 2006
25. AYRES, JRCM. Educational practices and the prevention of HIV/Aids: lessons learned and current challenges, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.6, n.11, p.11-24, 2002.
26. PAIVA, V. Beyond magical solutions: prevention of HIV and Aids and the process of “psychosocial emancipation”, Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.6, n.11, p.25-38, 2002.
27. Vieira, M, Padilha, MICS. O HIV e o trabalhador de enfermagem frente ao acidente com material pérfurocortantes. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 42, n. 4, p. 804 – 810, 2008

Published

2017-12-06

How to Cite

Lima Silva, R., de Araújo Ribeiro, J., Cunha do Nascimento, O., Cordeiro Lopes, T., Do Socorro Gomes da Cunha, B., & Henrique do Vale de Almeida, A. (2017). LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE TEXTUAL DO CORDEL HIV/ AIDS. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 5(2), 57–75. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v5i2.936