LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE TEXTUAL DO CORDEL HIV/ AIDS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v5i2.936Palavras-chave:
Educação em saúde, literatura de cordel, HIV/AIDS.Resumo
A educação em saúde tem um papel relevante para a difusão do conhecimento sobre saúde no meio popular, não possuindo um formato específico para a sua apresentação. Nesse sentido, alguns pesquisadores têm estudado sobre o uso da literatura de cordel como estratégia de tecnologia de educação em saúde por tornarem-se atraentes, facilitarem as intervenções, possuírem baixo custo, linguagem acessível e dinâmica. Destarte, o objetivo desse trabalho é realizar uma crítica, por meio de análise textual discursiva de um cordel HIV/AIDS, através dos parâmetros encontrados no texto de Pagliuca e colaboradores (2007). O cordel mostrou-se adequado ao seu público alvo, com palavras simples, informações pertinentes, e parágrafos curtos – embora alguns pontos carecem de maior aprofundamento. Observou-se também que a promoção da educação em saúde por meio da literatura de cordel poderia ser mais utilizada, devido a eficiência da sua metodologia.
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