A POLIGAMIA PATRIARCAL E A FAMÍLIA ARCAICA. AS OPÇÕES NÃO BÍBLICAS
PDF

Como Citar

TORRES, T. (2015). A POLIGAMIA PATRIARCAL E A FAMÍLIA ARCAICA. AS OPÇÕES NÃO BÍBLICAS. PRÁXIS TEOLÓGICA, 2(2). Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/praxis/article/view/576

Resumo

O modelo patriarcal de farru1iaadotado pelos primeiros patriarcas bíblicos ocasionalmente recebe críticas por causa de sua essência não monogâmica. O que se questiona é: como poderia Deus ter aprovado a estrutura familiar poligâmica no período patriarcal e, posteriormente, vir a condená-la? Será que houve, de fato, um momento em que Deus aprovou a poligamia ou esta foi simplesmente tolerada por falta de um modelo mais conveniente? O que se pretende neste artigo é, através de um exame da estrutura da farru1iaarcaica e suas modalidades, numa perspectiva sociológica, demonstrar que a poligamia era um traço social dessa estrutura familiar nessa fase da história humana que, posteriormente, se desenvolveu em um modelo monogâmico mais rígido.

PDF
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.