Resumen
Este artigo retrata aspectos de pesquisa acadêmica sobre as contribuições do primeiro curso de Pedagogia vinculado à Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Trata-se de uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, centrada em perspectiva histórica, fundamentada nos pressupostos da história cultural. Os procedimentos de coleta de dados concentraram-se em entrevistas, relatos orais, questionários e análise de documentos institucionais que estavam de alguma maneira relacionados à criação da Faculdade Adventista de Educação durante o período em que essa faculdade foi fundada e representava o único curso de formação de professores e gestores de nível superior ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia no país. Os resultados obtidos indicaram que a Faculdade Adventista de Educação se tornou um locus privilegiado para formar os profissionais da educação, especialmente professores e gestores, e exerceu papel significativo na consolidação do sistema de educação básica adventista no Brasil, uma vez que veio reforçar o quadro das pessoas que iriam atuar nessas escolas nas décadas seguintes à sua implantação.
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