Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos filosóficos sobre a andragogia (isto é, educação de adultos) na obra O pedagogo, de Clemente de Alexandria, e seu uso da pedagogia de Jesus Cristo, a fim de evangelizar e orientar os cidadãos recém-conversos ao Cristianismo, tanto letrados quanto não.
Citas
ALESSANDRINO, Clemente. Il pedagogo: texto, introduzione e note. Tradução: Boatti Abele. Torino: SEI, 1937.
ALEXANDRIA, Clemente de. O Pedagogo. Campinas: CEDET, 2013.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
SPINELLI, M. Helenização e recriação de sentidos: a filosofia na época da expansão do Cristianismo – Séculos II, III e IV. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
SUÁREZ, Adolfo S. “Jamais alguém falou como este homem”: Jesus Cristo, nosso modelo de educador. In: SUÁREZ, Adolfo S. (Org.). Manual do educador: princípios para integrar a fé e o ensino-aprendizagem. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2015. p. 41-54.
TORRES, Milton L. “Todos os que se preocupam com a verdade são crianças perante Deus”: um texto de Clemente de Alexandria. Porto Alegre, Translatio, n. 14, p. 303-318, 2017.
TORRES, Milton L. A antiga educação grega: desafios e aportes para a educação adventista. In: SUÁREZ, Adolfo S. (Org.). Manual do educador: princípios para integrar a fé e o ensino-aprendizagem. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2015. p. 173-183.
WHITE, Ellen G. Educação. Tatuí: CPB, 2016.