A DISTINÇÃO ENTRE ANIMAIS LIMPOS E IMUNDOS DE LEVÍTICO 11
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

A DISTINÇÃO ENTRE ANIMAIS LIMPOS E IMUNDOS DE LEVÍTICO 11. (2015). PRÁXIS TEOLÓGICA, 2(2). Retrieved from https://adventista.emnuvens.com.br/praxis/article/view/570

Abstract

É ainda relevante a distinção entre animais limpos e imundos apresentada em Levítico 11:2-23, 41-45 (e em Deuteronômio 14:3-20)1? A maioria dos Cristãos e até mesmo certos grupos de Judeus não mais observam estas distinções em seus hábitos alimentares. Afirmam alguns que a adesão às instruções alimentares bíblicas é uma inconsistência da parte dos cristãos praticantes, e sendo baseada dizem, na lei cerimonial, uma lei cumprida em Cristo e não obrigatória para os cristãos. O assunto suscita a questão essencial da possibilidade de a instrução alimentar de Levítico 11 (e Deuteronômio 14) estar fora da estrutura da lei cerimonial ou ritual do Antigo Testamento. São essas instruções alimentares parte de lei universal bíblica? São "imperativos morais" ainda válidos para os crentes na Bíblia hoje? Estas questões suscitam assuntos ainda mais importantes que dizem respeito à distinção entre animais limpos e imundos e sua relevância para as práticas alimentares de hoje.

PDF (Português (Brasil))
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.