Abstract
As alterações ambientais resultantes da interferência antrópica no ambiente, como o aumento exacerbado na geração de resíduos sólidos, constituem uma ameaça à biodiversidade e uma advertência sobre a possibilidade de esgotamento dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção ambiental de um grupo de estudantes em relação aos resíduos sólidos urbanos - RSU (lixo), reciclagem e meio ambiente. Os dados desta pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada em forma de questionário direcionada aos alunos do ensino fundamental II na Instituição Faculdades Adventistas da Bahia – FADBA, situada no recôncavo baiano. A análise preliminar dos dados obtidos a partir da aplicação do questionário sugere que a percepção ambiental dos estudantes entrevistados em relação aos resíduos sólidos urbanos, reciclagem e meio ambiente foi superficial e pouco elaborada. Ademais, foram encontrados muitos problemas conceituais nas respostas dos alunos em relação aos termos propostos no questionário. As informações obtidas nesta pesquisa revelam também que 52% dos entrevistados atribuem a total responsabilidade sobre os problemas ambientais às instituições públicas e aos órgãos ambientais, e 46% do total de estudantes consultados se equivocaram quanto ao melhor destino para os resíduos sólidos. Esses resultados enfatizam a necessidade de efetivação da educação ambiental na prática pedagógica como ferramenta para a aprendizagem significativa para a sustentabilidade ecológica. Este trabalho, portanto, colabora para ampliação da discussão ambiental no intuito de formar cidadãos conscientes que cooperem com a preservação ambiental, além de fornecer subsídios para a criação de um programa de educação ambiental na referida instituição de ensino.
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