Abstract
A ampliação do acesso e a implantação das políticas de inclusão resultaram em uma expansão do Ensino Superior. Visando a melhorar a educação e manter sua qualidade, o governo propôs em 2004, por meio do Sistema Nacional de Avaliação Educação Superior (SINAES), uma modalidade alternativa de avaliação dos cursos, instituições e alunos que incluía o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esta pesquisa objetivou refletir sobre elementos e ações que podem contribuir com a melhoria do ensino e da formação e a consequente elevação de resultados no ENADE a partir de uma pesquisa de opinião com acadêmicos da área de saúde de uma instituição confessional. A metodologia de abordagem qualitativa teve como instrumento de coleta de dados uma questão aberta com possibilidade para duas sugestões. O ambiente de pesquisa foi um centro universitário particular confessional da cidade de São Paulo. Os 188 sujeitos participantes foram selecionados a partir dos cursos da área de saúde que fariam parte do ENADE em 2010: Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição. Os resultados indicam que o estudante do Ensino Superior está ciente dos fatores que influenciam seu aprendizado e bom desempenho nas provas, assim como sua inserção no mercado de trabalho. Questões prioritárias destacadas para a sua aprendizagem e motivação ao estudo incluíram insumos relacionados ao corpo docente (30,77%) e as abordagens e condições de ensino (42,77%).
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