Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Submissão

1) Resenha

As resenhas deverão ter entre 9.000-15.000 caracteres (incluídos os espaços) e seguir as diretrizes gerais definidas para artigos (layout de página e espacejamento). Não é necessário indicação de palavras-chave. As resenhas deverão apresentar um título próprio e, duas linhas abaixo, os dados da referência resenhada.

2) Artigos para as seções “Teologia Bíblica, Histórica e Adventista”, “Dossiê” e “Temática Livre”:

A Revista Práxis Teológica aceita para submissão artigos inéditos de pesquisadores(as) nacionais e internacionais, vinculados ou não a grupos de pesquisa, cujo tema se alinhe com o Foco/Escopo e Descritores da revista. Preferencialmente, são publicados artigos de doutores/as ou doutorandos/as, mas não estão excluídos textos de autores com mestrado.

O artigo deve ser submetido exclusivamente pelo sistema on-line (Open Journal System) no site da revista, mediante cadastro e criação de login e senha, e encaminhado nas extensões .doc ou .docx (Microsoft Word), ou ainda em .rtf (Rich Text Format). Outros formatos de arquivo (por exemplo, no formato PDF) não serão aceitos.

O texto pode ser redigido em português, espanhol ou inglês, devendo primar por uma linguagem clara e fluente e obedecer às normas ortográficas de cada língua. Textos enviados em outros idiomas que não os citados anteriormente estarão sujeitos à revisão especializada, cujas despesas estarão sob encargo da autoria do texto.

Na primeira página devem constar: 1) título do artigo em português, centralizado, em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14pt; e 2) título do artigo em inglês, centralizado, em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12pt. Caso o artigo esteja em outra língua (inglês, espanhol etc.), após o título original, deve constar a tradução do título para o português, seguindo a formatação anteriormente mencionada.

O nome, titulação e filiação institucional do autor não devem constar no documento submetido, devendo constar apenas no cadastro da revista.

Os artigos deverão ter, preferencialmente, um(a) único(a) autor(a), permitindo-se artigos com até oito autores(as). Em caso de coautoria, ao menos um(a) dos(as) autores(as) deverá corresponder ao perfil indicado acima (ter titulação de doutorado ou ser doutorando(a)). Resenhas deverão ter obrigatoriamente apenas um(a) autor(a), desde que sua titulação mínima seja mestrado.

Caso o autor(a) encaminhem textos que utilizam características especiais (imagem, fontes gregas, hebraicas etc.) deve redigir uma observação em “Comentários ao Editor” no sistema de submissão e encaminhar separadamente as fontes (no formato TTF) e as imagens (em JPG, com resolução em 300 dpi ou maior) como documentos suplementares. O(A) autor(a) deve estar consciente de que a utilização de determinadas imagens pode implicar ocasionalmente a busca de uma declaração ou autorização para o uso delas. Palavras hebraicas, gregas ou em outras línguas antigas devem ser transliteradas segundo os sistemas descritos em SBL PRESS. The SBL handbook of style. 2. ed. Atlanta: SBL Press, 2014, p. 55-67, a não ser que a utilização dos caracteres originais sejam fundamentais para a compreensão do argumento.

O texto deverá ter entre 40.000 e 70.000 caracteres (incluídos os espaços), sem considerar a seção “Referências”. Sugere-se utilizar a ferramenta de contagem do editor de texto para assegurar a quantidade de caracteres. Casos excepcionais, comunicados pelo formulário “Comentários ao Editor”, no instante da submissão, poderão ser considerados pelo editor-chefe da revista. O texto deve seguir obrigatoriamente as seguintes especificações de configuração:

Formatação Básica

Tamanho da página: A4;

Margens superior e esquerda: 3 cm;

Margens inferior e direita: 2 cm;

Fonte: Times New Roman;

Tamanho das fontes: para o texto principal (12), para citações diretas com três linhas ou mais (11), notas de rodapé (10);

Espaçamento: corpo do texto (1,5 linhas), resumo, abstract, palavras-chave, keywords, notas de rodapé e citações diretas com três linhas ou mais (simples);

Parágrafo: alinhamento justificado, com recuo de 1 cm na primeira linha de cada parágrafo (exceto título, seções e lista de referências, que devem estar alinhados à esquerda);

Resumo e abstract: alinhamento justificado, com recuo de 1 cm em todo o texto;

Citações longas: alinhamento justificado, com recuo de 4 cm em todo o texto;

Título e subtítulo do artigo: caixa alta e negrito;

Numeração das páginas: todas as páginas, exceto a primeira, devem ser numeradas no canto superior direito.

O texto enviado deve trazer título, resumo e palavras-chave, abstract e keywords, e conteúdo. Os textos podem possuir figuras, ilustrações, tabelas, diagramas, gráficos, etc., desde que devidamente referenciados. O conteúdo do texto pode ser estruturado segundo o modelo IMRD (introdução, método, resultados e discussão) ou IDC (introdução, desenvolvimento, conclusão), e pode ser dividido em tópicos e, eventualmente, subtópicos até o terceiro nível, numerados sequencialmente, sem recuo de primeira linha, de acordo com a seguinte formatação:

1 TÓPICO

1.1 SUBTÓPICO

1.1.1 Subtópico

Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição nominal do autor e devem ser obrigatoriamente antecedidos pela “introdução” e seguido pelas “considerações finais” e a lista de “referências”.

O resumo deve figurar após o título. Deve constar de até 150 (cento e cinquenta) palavras e até cinco palavras-chave. Além do resumo em português, o autor deve providenciar o abstract (inglês) e as respectivas/equivalentes palavras-chave em outra linha. As palavras “Resumo”, “Abstract” e as expressões “Palavras-chave” e “Keywords” devem estar em negrito e seguidas de dois pontos (:).

Textos não condizentes com as normas de submissão serão arquivados e o/a autor/a será notificado/a acerca da “submissão arquivada”, devendo realizar nova submissão. Havendo dúvidas quanto ao formato de citação, sugere-se consultar artigos já publicados pela revista.

Textos com identificação de autoria no documento enviado serão arquivados e o(a) autor(a) será notificado(a) acerca da “submissão arquivada”, devendo realizar nova submissão.

Normalização

Com exceção de manuscritos derivados de áreas da saúde, todas as indicações de referências utilizadas no corpo do texto deverão vir em nota de rodapé no sistema autor-data de acordo com a norma NBR 6023 da ABNT. A primeira referência à determinada obra deverá vir completa. As indicações seguintes utilizarão o modelo SOBRENOME, ANO, PÁGINA. A não ser em casos excepcionais, todas referências devem ter a indicação da paginação. Não deverão ser utilizadas expressões latinas tais como idem, ibidem, opus citatum em caso de repetição de referência. Confira os exemplos a seguir:

______________

1 JONES, D. A. Angels: a history. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 38.

2 JONES, 2010, p. 53.

3 LEWIS, C. S. O problema do sofrimento. Tradução de Alípio Franca. São Paulo: Vida, 2009. p. 113.

4 JONES, 2010, p. 79.

5 LEWIS, 2009, p. 27.

6 LEWIS, 2009, p. 44.

 

Em seguida, estão exemplificados os tipos mais comuns de referência e seu formato padrão para todas as submissões:

 

Artigo de revista:

BYASSEE, J. Surprised by Wright. Christianity Today, Carol Stream, v. 58, n. 3, p. 36-43, abr. 2014.

 

Artigo em periódicos científicos:

XAVIER, É. T. Teologia da prosperidade: história, análise e implicações. Kerigma, Engenheiro Coelho, v. 5, n. 2, p. 15-23, set. 2005.

 

Capítulo ou parte de livro:

CANALE, F. L. Doutrina de Deus. In: DEDEREN, Raoul (Ed.). Tratado de teologia adventista do sétimo dia. 1. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015. Cap. 4, p. 120-179.

 

Documentos eletrônicos:

DIAS, G. A. Periódicos eletrônicos: considerações relativas à aceitação deste recurso pelos usuários. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 31, n. 3, 2002. Disponível em: http://www.ibicit.com.br. Acesso em: 7 mai. 2004.

 

Livros:

MORELAND, J. P.; CRAIG, W. L. Filosofia e cosmovisão cristã. São Paulo: Vida Nova, 2005.

 

Teses, dissertações e monografias:

ARAUJO, U. A. Máscaras Inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Psicilogia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

 

Sobrenomes repetidos: Não usar traços. Repetir o sobrenome. Exemplos:

LEWIS, C. S. O problema do sofrimento. Tradução de Alípio Franca. São Paulo: Vida, 2009.

LEWIS, C. S. Sobre histórias. Tradução de Francisco Nunes. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.

 

Citações diretas: As citações diretas de até 3 (três) linhas deverão estar no corpo do texto entre aspas (“), acompanhando a configuração dos parágrafos. As citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão ser apresentadas em paragrafação especial: recuo esquerdo de 4 cm, sem recuo de primeira linha, em espacejamento entrelinhas simples, espacejamento entre parágrafos no modo “automático”, fonte Times New Roman tamanho 10 pt, sem a utilização de aspas no início e no final da citação.

Referências: a lista de referências, no final do texto, deverá seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman tamanho 12, espacejamento entrelinhas simples, alinhamento à esquerda, espacejamento entre parágrafos no modo automático. Somente deverão ser listadas as referências que foram efetivamente indicadas no corpo do texto.

Tabelas, gráficos, quadros e figuras deverão seguir as orientações da NBR 6023 da ABNT. Esses elementos deverão estar inseridos no corpo do texto. As figuras também deverão ser inseridas separadamente no ato da submissão.

Demais questões seguirão as especificações da ABNT. Outros tipos de referência ou qualquer dúvida quanto à formatação, consultar o Manual Básico de Normas para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos (SALT), disponível aqui [link].

Um modelo com a formatação básica para um artigo pode ser encontrado aqui [link].

No ato da submissão, o(a) autor(a) deve atentar para

  1. a) Atualizar a biografia no formulário eletrônico;
  2. b) Inserir, no formulário eletrônico, os dados dos(as) coautores(as), se houver;
  3. c) Seguir atentamente as normas de publicação;
  4. c) Submeter o texto no formato Word sem qualquer indicativo de autoria;
  5. d) Como documentos suplementares, carregar no sistema de submissão, se for o caso, fontes TTFs (True Type Fonts) ou imagens em JPG em alta resolução.

Quaisquer dúvidas sobre formatação e submissão de artigos e resenhas, favor entrar em contato com o editor da revista através do email: <praxis.salt@adventista.edu.br>.

 

Politicas de Seção

V Congresso Sul-Americano de Pesquisa na Educação Adventista

 

 

Expediente

Publica dados principais da revista: ISSN, Título, Conselhos Editoriais, Editores, Missão, Indexadores, Ficha Catalográfica, Informações de contato e Apoio Institucional.

Editorial

Publica os textos introdutórios relativos ao Dossiê proposto em cada edição (a partir 2023). Os autores são convidados pelos editores.

Teologia Bíblica, Histórica e Adventista (Artigos Originais)

Publica resultados de pesquisas históricas, bíblicas e teológicas sobre a (e a partir da) perspectiva, hermenêutica e pressupostos adventistas do sétimo dia.

Dossiê (Artigos Originais)

Publica textos que contemplem a temática proposta pelo Conselho Editorial para cada edição. Os temas e os respectivos prazos de submissão de artigos estão previamente anunciados na página de “Chamadas para Publicação”. As normas para submissão de artigos para essa seção se encontram em “Diretrizes para Publicação”.

Temática Livre (Artigos Originais)

Publica textos relacionados com o escopo da revista que não estejam relacionados ao tema do dossiê de acordo com a respectiva “Chamada para Publicação”. As normas para submissão de artigos para essa seção se encontram em “Diretrizes para Publicação”. Os trabalhos enviados para essa categoria podem apresentar assuntos teológicos e interdisciplinares – desde que sejam de interesse da Teologia e Ciências da Religião. Esses artigos são publicados em paralelo ao dossiê semestral sem, contudo, seguir sua proposta temática.

Artigo de Revisão

Publica textos que analisam, sistematizam e integram os resultados de pesquisas publicadas ou inéditas sobre um campo do conhecimento, para dar conta dos avanços e tendências predominantes. São aceitas submissões de revisões da literatura narrativa, integrativa, de escopo etc.

Ensaios Teóricos (Artigos de Reflexão)

Publica materiais que apresentam resultados de investigação, numa perspectiva analítica, interpretativa e crítica, sobre um tema específico, com uma gestão adequada das fontes, sejam elas primárias ou secundárias.

Relatos de experiência

Publica descrições de experiências exitosas resultantes da prática teológica no âmbito acadêmico (ensino, pesquisa, extensão) e ministerial pastoral para benefício social e da comunidade de fé. Deve ser feita consulta aos editores, antes da submissão.

Tradução

Publica a tradução de artigos escritos em outras línguas que não o português e que são importantes para as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação do Salt-Fadba. Os artigos dessa seção são selecionados e aprovados pela Comissão Editorial da Revista Práxis Teológica.

Produção Técnica e Tecnológica

Serão aceitas produções resultantes de pesquisas ou intervenções, tais como, cartilhas, HQ (comics), aplicativos, jogos educativos, músicas etc. O texto deverá apresentar uma descrição do processo de construção e validação (caso já tenha passado por essa etapa) do produto, seus objetivos, relevância social e acadêmica para área de teologia ou ciência da religião; bem como deve anexar imagens do produto em si (se possível).

Comunicações Curtas (Comentários)

Publica comentários ou proposições reflexivas curtas (de até 3000 palavras).

Entrevistas

Publica entrevistas realizadas pelos Editores ou a pedido deles.

Obituário

Esta seção se destina a abordar a respeito da vida, trabalho e legado de pesquisadores que tiveram importante impacto para o desenvolvimento acadêmico e profissional da área teológica, se tornando assim uma materialização de uma justa homenagem, contribuindo ainda para preservação da memória destes. Deve ser feita consulta aos editores, antes da submissão.

Resenhas

Publica resumos e resenhas críticos, avaliando e emitindo opinião, apresentando breves informações sobre a autoria e a temática de livros, filmes e outras produções culturais e/ou artísticas da área da teologia ou que apresentem temáticas afins com ela. As normas para submissão de artigos para essa seção se encontram em “Diretrizes para Publicação”.

Resumos de Dissertações e Teses

Publica o resumo da produção acadêmica das três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação do Salt-Fadba e/ou divulga o resumo de pesquisa recentes importantes para as linhas de pesquisa do programa. Os resumos são enviados pelo discente ou egresso do programa e, então, avaliados e selecionados pela Comissão Editorial da Revista Práxis Teológica.

Bibliografias

Publica listas bibliográficas selecionadas e comentadas pelos professores do Programa de Pós-Graduação e/ou pelos grupos de pesquisa do Salt-Fadba.

Nominatas

Publica apresentada anualmente a lista de todos os envolvidos (editores, pareceristas, autores etc.) no processo editorial, como evidência de que, antes da publicação, os textos passaram por um processo de avaliação pelos pares com o objetivo de certificar a qualidade dos estudos publicados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.