REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, QUALIFICAÇÃO E SALÁRIOS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA
Palavras-chave:
Trabalho, Inserção produtiva, Qualificação, Salário.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a relação existente entre qualificação e remuneração da mão de obra num contexto em a reestruturação produtiva vem impactando na qualificação do trabalhador, influenciando desta forma, na determinação de sua renda. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para levantamento de dados secundários que constituem esse trabalho e o configura como um trabalho de revisão bibliográfica que se sustenta no arcabouço teórico dos textos clássicos da teoria econômica, incluindo Smith, Marx e os teóricos da Teoria do Capital Humano. Como principal resultado verificou-se que a reestruturação produtiva exige do trabalhador maior qualificação, o que irá lhe garantir a percepção de maiores rendimentos.
Referências
BAPTISTA F, Olavo. Economia da Educação, Planejamento e Explosão Demográfica. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1975.
BECKER, G. Human Capital. New York: Columbia University Press, 1964.
BECKER, Gary S. e CHISWICK, Barry. Education and distribuition of earning. American Economic Review, v. 56, n. 2, p. 358-369, 1966.
BEEBY, C. E. Educação e Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.
BOHM, Hanry E. Privação e Desenvolvimento. São Paulo: Pioneira, 1992.
CARVALHO FILHO, Milton J. A formação escolar como indicador de eficácia gerencial. Um estudo sobre os dirigentes de pequena empresa. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, 1995.
CASTIONI, Remi. Reestruturação Produtiva e (Re)Qualificação Profissional: Empregabilidade e Competências. Documento elaborado para ser submetido à avaliação da banca examinadora dos textos para o Congresso da ANPEC, 1997.
CASTRO, Cláudio de M. Desenvolvimento Econômico, Educação e Educabilidade. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1976.
KLAGSBRUNN, Victor Hugo. Qualificação, Tecnologia e Salário: uma discussão teórica. Anais do IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, v. 1, p. 437-454, 1997.
LANGONI, Carlos G. Distribuição da Renda e Desenvolvimento Econômico do Brasil. Estudos Econômicos, v. 2, n. 5, p. 5-88. São Paulo: USP, 1972.
LIMA, Ricardo. Mercado de Trabalho: o capital humano e a teoria da segmentação. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 20, n. 2, p. 219-256. Rio de Janeiro: IPEA, 1990b.
LOPES, Vítor C. R. Diferenciações de Rendimentos na Região Metropolitana de Salvador: Explorações com os Dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego. Dissertação de Mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, 1994.
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
___________. Salário, Preço e Lucro. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
PINHO, C. M. Economia da Educação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1970.
RAMOS, Lauro. Educação, Desigualdade de Renda e Ciclo Econômico no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 21, n. 3, p. 423-448. Rio de Janeiro: IPEA, 1991.
RICARDO, David. Princípios de Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
SCHULTZ, Theodore. O Capital Humano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
VAIZEY, John. Economia da Educação. São Paulo: IBRASA, 1968.