O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS: UMA PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2377Resumo
Este estudo teve como objetivo explorar a colaboração entre escola e família, investigando as estratégias utilizadas por professores e responsáveis no processo de adaptação escolar das crianças na educação infantil. A pesquisa buscou compreender como essa parceria influencia o desenvolvimento emocional e social das crianças nos primeiros anos escolares, ressaltando a importância de um ambiente seguro, afetivo e acolhedor. Além disso, o estudo analisou as práticas pedagógicas e relacionais que favorecem interações positivas e tornam a adaptação uma experiência prazerosa e significativa. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com base em uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que discutem o papel do professor, o envolvimento familiar e o desenvolvimento emocional infantil. Foram analisadas produções teóricas, documentos oficiais e diretrizes educacionais que tratam da inserção da criança no ambiente escolar. Os resultados demonstraram que a adaptação escolar é um processo compartilhado, que exige diálogo, empatia e cooperação entre todos os envolvidos. A atuação sensível do professor, aliada à participação ativa da família, contribui para a construção de um espaço educativo mais inclusivo, seguro e estimulante, capaz de promover o bem-estar, a autonomia e o prazer de aprender.