O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS: UMA PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2377

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar a colaboração entre escola e família, investigando as estratégias utilizadas por professores e responsáveis no processo de adaptação escolar das crianças na educação infantil. A pesquisa buscou compreender como essa parceria influencia o desenvolvimento emocional e social das crianças nos primeiros anos escolares, ressaltando a importância de um ambiente seguro, afetivo e acolhedor. Além disso, o estudo analisou as práticas pedagógicas e relacionais que favorecem interações positivas e tornam a adaptação uma experiência prazerosa e significativa. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com base em uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que discutem o papel do professor, o envolvimento familiar e o desenvolvimento emocional infantil. Foram analisadas produções teóricas, documentos oficiais e diretrizes educacionais que tratam da inserção da criança no ambiente escolar. Os resultados demonstraram que a adaptação escolar é um processo compartilhado, que exige diálogo, empatia e cooperação entre todos os envolvidos. A atuação sensível do professor, aliada à participação ativa da família, contribui para a construção de um espaço educativo mais inclusivo, seguro e estimulante, capaz de promover o bem-estar, a autonomia e o prazer de aprender. 

Biografia do Autor

Brenda Oliveira Machado, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Atualmente estagiando na área de gestão educacional. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão na Educação Básica e Docência Universitária (GEPIEBDU). Bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni)

Leticia Almeida de Andrade, IACS

Sou professora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pelo UNIAENE. Desenvolvi pesquisas e práticas voltadas à Educação Inclusiva e à Formação Docente durante o período de graduação. Atualmente, aprimoro minha atuação na área de gestão educacional, com formação em andamento em Bacharelado em Administração e Pós-graduação em Administração Escolar e Secretariado.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Machado, B. O., Corrêa, A. P. P., & Andrade, L. A. de. (2025). O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS: UMA PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA . Revista Formadores, 22(4). https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2377