HOMESCHOOLING: VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS E OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Autores

  • Lana Nogueira Descovi Faculdade Adventista do Paraná
  • Evelyn Brito Duarte de Queiroz Faculdade Adventista do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2253

Resumo

O homeschooling é um método educacional que tem se destacado nas últimas décadas, oferecendo uma alternativa ao ensino tradicional. Este trabalho investiga as características, práticas e implicações dessa abordagem educacional. O objetivo da pesquisa é explorar a evolução histórica do homeschooling, analisando suas potencialidades e desafios no contexto da educação contemporânea. A pesquisa adota uma abordagem mista, utilizando dados quantitativos e qualitativos para enriquecer a compreensão do tema. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica sobre as práticas de homeschooling e a aplicação de um questionário semi-estruturado com 12 perguntas, abordando aspectos como legalidade, motivações, princípios, rotinas, currículo, materiais didáticos, acessibilidade, socialização e aspectos emocionais. Participaram da pesquisa 09 famílias, das quais 07 responderam, a pesquisa contou com uma diversidade geográfica significativa, envolvendo famílias tanto do Brasil quanto do exterior. A revisão da literatura foca em autores que discutem o homeschooling no contexto brasileiro e explora a evolução histórica da prática. A coleta de dados envolveu o consentimento dos participantes e a garantia de confidencialidade. Os resultados indicam que todas as famílias optaram pelo homeschooling para reforçar valores familiares e personalizar a educação, citando a qualidade superior da educação domiciliar como um benefício chave. Contudo, foram identificados desafios significativos, como questões legais, dificuldade em obter diplomas e a exaustão parental. A pesquisa também revelou que o homeschooling pode ser inacessível para famílias de baixa renda devido à necessidade de tempo e recursos. O estudo evidenciou a escassez de pesquisas sobre o tema, ressaltando seu caráter inédito e a carência de abordagens mais amplas.


Palavras-chave: Educação. Homeschooling. Contemporaneidade.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Descovi, L. N., & Brito Duarte de Queiroz , E. (2025). HOMESCHOOLING: VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS E OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO DOMICILIAR. Revista Formadores, 22(4). https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2253