REVISÃO INTEGRATIVA: EXPERIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO - UMA ANÁLISE DA LEALDADE DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2152

Resumo

Com o crescimento do número de matrículas em instituições de ensino privado na educação básica nos últimos anos, estudar sobre os aspectos que contribuem para a lealdade do estudante, tornou-se necessário para uma maior compreensão sobre os fatores que influenciam na sua captação e fidelização. A maneira como os estudantes interagem com a instituição, afeta sua satisfação e permanência. Nessa perspectiva, a lealdade é construída a partir da sua experiência com a instituição. A abordagem da Lógica Dominante do Serviço enfatiza que a criação de valor é resultado da interação entre estudante e a instituição de ensino. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa acessar estudos sobre experiência na educação e lealdade do estudante. Para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Lealdade and educação, marketing de relacionamento, lógica dominante do serviço (idioma em português para a base de dados periódicos capes e loyalty and education, education relationship marketing, service dominant logic para base de dados ERIC e Scielo), no período de 2007 a 2023, nos idiomas: inglês e português. A partir da coleta de dados, foram encontrados 378 artigos, sendo 9 utilizados para estudo desse tema. Entretanto foi observado que há poucos estudos sobre lealdade do estudante na educação básica, principalmente no Brasil.

Biografia do Autor

Edimar Sena Oliveira Júnior, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestrando em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2024). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estacio de Sá (2021). Pós-Graduado em Gestão Escolar pela Faculdade Integrada de Jacarépaguá (2014). Graduado em Administracão de Empresas pela Faculdade Adventista da Bahia (2004). Gestor Escolar da Rede Adventista de Educacão.

E-mail: edimarsenaojr@gmail.com

Rebeca Pizza Pancote Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2020). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação, do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

E-mail:   rebeca.darius@unasp.edu.br

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Oliveira Júnior, E. S., & Darius, R. P. P. (2024). REVISÃO INTEGRATIVA: EXPERIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO - UMA ANÁLISE DA LEALDADE DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2152