PROFESSOR CINCINATO FRANCA

UM ABOLICIONISTA NEGRO À SERVIÇO DA LIBERDADE (CACHOEIRA, SÉCULO XIX)

Autores

  • Jacó Santos Souza Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE); Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2147

Resumo

O professor Cincinato Ricardo Pereira da Franca teve uma vida dedicada à docência na cidade de Cachoeira, nas últimas décadas do século XIX. Além de lecionar, Cincinato Franca militou na causa abolicionista, participando dos debates calorosamente travados sobre o fim da escravidão e seus desdobramentos, na década de 1880. É possível encontrá-lo em vários registros da época, participando de sociedades emancipacionistas e gazetas favoráveis à abolição da escravidão. Como educador, Cincinato Franca defendia um projeto de abolição que se relacionava à instrução pública da população negra, sobretudo das pessoas egressas da escravidão. Em seu programa abolicionista, o professor abria as portas de suas salas de aula para ensinar cativos a ler e escrever. Com o fim da escravidão, ele criou escola noturna para alfabetização de libertos, reunindo quase sessenta alunos que exerciam diferentes profissões como ganhador, pedreiro e carapina.

Biografia do Autor

Jacó Santos Souza, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE); Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado em História (UNEB). Mestre em História (UNEB). Doutorando em História (UFBA). Docente no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Souza, J. S. (2024). PROFESSOR CINCINATO FRANCA: UM ABOLICIONISTA NEGRO À SERVIÇO DA LIBERDADE (CACHOEIRA, SÉCULO XIX). Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2147