USO DA OZONIOTERAPIA NO MANEJO DE FERIDAS PÓS-CIRÚRGICAS EM CAVIDADE ORAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2010Palavras-chave:
Ozonioterapia, Cavidade Oral, Cicatrização de FeridasResumo
Introdução: O reparo tecidual é um processo complexo que envolve a regeneração de tecidos que foram danificados, seja por ação de fatores traumáticos, reações imunológicas ou agentes nocivos como fungos, bactérias e vírus. Considerando que a mucosa oral sedia inúmeras espécies de microrganismos capazes de desenvolver infecções graves e prolongar o processo de reparação tecidual, a realização de intervenções cirúrgicas em boca pode necessitar de um tratamento coadjuvante. A Ozonioterapia vem adquirindo espaço na área odontológica como uma modalidade terapêutica eficaz, pois é um agente oxidante natural, que exerce função antimicrobiana, cicatrizante, imunoestimulante, além de possuir ação analgésica e anti-inflamatória.
Objetivo: Analisar o uso da Ozonioterapia para o manejo de feridas pós-cirúrgicas em cavidade oral.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura, mediante uma abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão empregados foram: artigos científicos pertinentes à temática proposta, divulgados na língua portuguesa e inglesa e publicados nos últimos três anos (2020-2022). A busca de dados se deu entre o período de março a abril de 2023, sendo selecionados estudos indexados nas seguintes plataformas eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), PubMed e Google Acadêmico. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) empregados foram: “Ozone Therapy”, “Wound Healing” e “Oral Cavity” e o operador booleano adotado foi “AND”.
Resultados: Após análises, a amostra final foi composta por um total de 7 artigos. De acordo com a literatura, o ozônio é um gás natural encontrado na natureza através de uma camada gasosa na atmosfera, que desempenha ação protetora contra os efeitos nocivos das radiações ultravioletas. A Ozonioterapia tem demonstrado propriedades benéficas para o tratamento de feridas em cavidade oral, com atividade analgésica, cicatricial e imunomoduladora. Um estudo comparativo avaliou a aplicação tópica de gás ozonizado em feridas produzidas na mucosa labial de ratos, constatando que sete dias após a cirurgia, as lesões estavam completamente cicatrizadas, sendo que no grupo ozônio, o tempo de reparo foi mais rápido. Outro estudo demonstrou a diminuição da dor, edema, trismo e modulação do sistema imunológico, após o tratamento com óleo ozonizado de feridas cirúrgicas resultantes da extração de terceiros molares. Esta terapia também auxilia no combate de microrganismos e infecções em cirurgias orais, irrigações de ferimentos e controle de hemorragia no período transoperatório. Possui eficiência na atividade antimicrobiana contra fungos, bactérias, protozoários e vírus, já que o ozônio causa distúrbios funcionais na membrana citoplasmática dos microrganismos, alterando a integridades desses agentes nocivos.
Conclusão: O tratamento com Ozonioterapia demonstrou resultados positivos frente à aceleração da cicatrização de feridas pós-cirúrgicas em cavidade oral, realizando também o controle antimicrobiano, analgésico e efeito anti-inflamatório. Destaca-se que mais estudos são necessários para que se estabeleçam protocolos terapêuticos, com base em evidência clínica.
Descritores: Ozonioterapia; Cicatrização de Feridas; Cavidade Oral.
Eixo temático: Ciências da saúde.