ACUPUNTURA NO MANEJO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM SÍNDROME DA ARDÊNCIA BUCAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2003Palavras-chave:
Síndrome da Ardência Bucal, Acupuntura, OdontologiaResumo
Introdução: A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma doença crônica caracterizada por dor espontânea, queimação e formigamento na mucosa oral, com ausência de alterações clínicas visíveis, podendo ou não estar associada à xerostomia, disgeusia e parestesia. É mais comum em mulheres e apesar da sua etiologia ser pouco compreendida, novas evidências sugerem que as alterações neurológicas, emocionais e hormonais estejam relacionadas com esta condição. A acupuntura trata-se de uma técnica terapêutica milenar, que provém da medicina tradicional chinesa. É considerada um método alternativo para o manejo da dor e de diversas alterações sistêmicas, além de conservar a saúde do indivíduo, através da introdução de de agulhas em pontos específicos, que estimulam a produção de norepinefrina, endorfinas e serotoninas. Tem-se avaliado o uso da acupuntura no tratamento da SAB como forma de reduzir os sintomas.
Objetivo: Discutir e discorrer sobre as informações atuais encontrados na literatura sobre o uso da acupuntura como tratamento adjuvante na SAB.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, desenvolvido através de uma revisão integrativa da literatura, mediante uma abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão empregados foram artigos científicos pertinentes à temática proposta, divulgados na língua portuguesa e inglesa e publicados entre os anos de 2008 a 2023. O processo de seleção dos artigos e busca eletrônica aconteceu dentro de um período pré-determinado, entre outubro a dezembro de 2022. A princípio, foi efetuado um levantamento da temática proposta, por meio de pesquisa em ambientes virtuais, nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Google Scholar. Os descritores DeCS/MeSH utilizados durante a busca literária foram “Acupuncture”, “Burninng Mouth Syndrome” e “Dentristy” através do cruzamento pelo operador booleano “AND/OR”.
Resultado: A amostra final foi composta por um total de 17 artigos. De acordo com a literatura vigente, o emprego da acupuntura vem adquirindo espaço na Odontologia devido suas inúmeras propriedades benéficas já comprovadas, com destaque para a ação anti-inflamatória, ansiolítica, analgésica, miorrelaxante e imunomoduladora. Os estudos apontaram que a acupuntura alterou positivamente a microcirculação local, com consequente redução dos sintomas da SAB. Além disso, a intensidade da queimação bucal reduziu de forma considerável após as primeiras sessões de tratamento, conforme os estudos incluídos. Existem relatos que a acupuntura e auriculoterapia têm sido utilizadas para o tratamento da dor por proporcionar ação analgésica, o que reduziu as dosagens de medicamentos nos pacientes com SAB, validando assim, a acupuntura como opção terapêutica no manejo de pacientes com esta condição.
Conclusão: O tratamento com a acupuntura apresentou resultados positivos frente à SAB, pois auxilia a estimulação de terminações nervosas, aumenta a microcirculação local, e por consequência promove o alívio da dor e da sensação de queimação, devolvendo assim a qualidade de vida dos pacientes.
Descritores: Síndrome da Ardência Bucal; Acupuntura; Odontologia.
Eixo temático: Ciências da saúde.