APLICAÇÃO DA TERAPIA FOTODINÂMICA ANTIMICROBIANA NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2001Palavras-chave:
Terapia Fotodinâmica, Canal Radicular, DesinfecçãoResumo
Introdução: O tratamento endodôntico consiste na eliminação de microrganismos patogênicos presentes nos canais radiculares, em que se objetiva a completa desinfecção desse sistema e a prevenção de reinfecção. Lesões periapicais e perirradiculares são comuns e tem como agente etiológico bactérias com habilidade de se alojarem entre os túbulos dentinários, o que dificulta sua supressão por meios químicos e auxiliares, realizado pelo tratamento convencional. O avanço da Endodontia vem ocorrendo de forma progressiva, através do emprego de tecnologias que aumentam a eficácia na desinfecção dos canais radiculares. Um desses métodos é a Terapia Fotodinâmica antimicrobiana (TFDa), que envolve a combinação de um fotossensibilizador não tóxico e uma fonte de luz visível inofensiva na presença de oxigênio. A transferência de energia do fotossensibilizador ativado para o oxigênio disponível resulta na formação de espécies reativas de oxigênio (EROs), conhecidas como oxigênio singleto e radicais livres. Essas EROs apresentam alta reatividade ao se ligar à membrana de bactérias, com consequente dano proteico e lipídico, além de ácidos nucléicos e outros componentes celulares microbianos.
Objetivo: Avaliar o efeito antimicrobiano da ação fotodinâmica no tratamento endodôntico.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com base na pesquisa de artigos científicos dos últimos 5 anos, realizada nas plataformas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), PubMed e Google Acadêmico, no período de fevereiro a março de 2023, utilizando o cruzamento de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) específicos sob o emprego dos operadores booleanos “AND” e “OR”.
Resultados: Um total de 10 artigos foram incluídos no presente estudo e apesar da escassez de estudos encontrados na literatura atual vigente, todos exibiram resultados positivos no uso da TFDa como coadjuvante no tratamento de canais radiculares, uma vez que o tratamento endodôntico convencional muitas vezes não é 100% eficaz, pois as bactérias presentes nos canais radiculares podem ser resistentes. Diante dos resultados, pode-se inferir que a TFDa não substitui o tratamento endodôntico convencional, mas agrega no processo de desinfecção dos canais, além de seu uso não impossibilitar a utilização de outros agentes com a mesma função. Pacientes que foram submetidos à combinação de irrigação com NaOCl 2,5% e a TFDa com laser de baixa potência alcançaram eliminação eficaz das bactérias dos canais radiculares, além de ter promovido a diminuição da queixa de dor após as primeiras sessões de tratamento.
CONCLUSÃO: A aplicação da TFDa demonstrou resultados positivos associados ao tratamento convencional endodôntico, com eliminação de microrganismos persistentes após o preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares. Portanto, se mostrou uma eficaz e promissora alternativa terapêutica.
Descritores: Terapia Fotodinâmica; Canal Radicular; Desinfecção.
Eixo temático: Ciências da saúde.