INFLUÊNCIA DE MODALIDADES TERAPÊUTICAS PERIODONTAIS NOS NÍVEIS DE CITOCINAS EM PACIENTES FUMANTES E NÃO FUMANTES
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1974Palavras-chave:
Citocinas, Periodontite, Tabagismo, Raspagem Dentária, Desbridamento PeriodontalResumo
As doenças periodontais podem ser definidas por um conjunto de atividades inflamatórias que acometem tecidos de proteção e suporte dos dentes1. A periodontite apresenta uma etiologia complexa envolvendo a presença de comunidades polimicrobianas, fatores genéticos do hospedeiro, fatores ambientais e os mecanismos imune inflamatórios contribuindo para progressão e severidade ou estabilização da doença2.
O tratamento da doença periodontal inclui meios cirúrgicos e não cirúrgicos. A raspagem e alisamento radicular (RAR) é considerado procedimento padrão-ouro e visa diminuição dos índices bacterianos e remoção do cemento contaminado3. Outra opção de terapia é o debridamento periodontal (DBP) em sessão única, utilizando dispositivos sônicos ou ultrassônicos, apresentando como vantagem a diminuição da remoção das paredes cementárias e permitindo que estas paredes se mantenham mais lisas comparadas à raspagem radicular4.
Dentre as condições de risco ambiental, o cigarro é um importante fator na evolução da doença5. O uso do tabaco é um dos responsáveis por alterações na resposta do hospedeiro interferindo na vascularização, produção e atividade das células de defesa, mediadores químicos e no processo de reparação tecidual6. A variação nos níveis de mediadores químicos no fluido gengival crevicular (FGC) em pacientes tabagistas acometidos por periodontite, denotam a influência negativa do tabaco no processo de reparo das estruturas de suporte periodontal7.
As citocinas são uma das mais importantes substâncias reguladoras centrais das respostas imunoinflamatórias. O Fator de Necrose Tumoral (TNF-α) e a interleucina IL-4 representam algumas da citocinas do processo imunoinflamatório, possuindo atividades antagonistas entre si e moduladoras do sistema inflamação-reparo dos tecidos periodontais8.
Com o propósito de compreender a relevância do papel das citocinas na etiologia e progressão da doença periodontal e a melhor modalidade terapêutica a ser adotada, este estudo observou os níveis de citocinas TNF-α e IL-4 presente em amostras de fluido crevicular gengival de indivíduos fumantes e não fumantes, portadores de doença periodontal e subordinados ao tratamento de debridamento periodontal ou raspagem e alisamento radicular.