PROJETO ERGONET: FISIOTERAPIA NA SAÚDE DOS TRABALHADORES NA EMPRESA CNA NET
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1960Palavras-chave:
Saúde Ocupacional, Ergonomia, Promoção da SaúdeResumo
Considerando a importância da saúde e segurança do trabalhador, esta pesquisa se concentra em entender as demandas dos trabalhadores em uma empresa provedora de internet e identificar os riscos a que estão expostos em seu ambiente de trabalho. Sabemos que os distúrbios osteomusculares como LER e DORTs são um problema de saúde pública que demanda atenção e implementação de práticas para garantir o bem-estar dos trabalhadores e prevenir acidentes relacionados ao ambiente de trabalho1.
Pelo fato de haver um crescimento do número de trabalhadores ligados ao ramo da tecnologia, várias doenças ocupacionais características deste setor surgem e acabam impactando de forma negativa a produtividade da empresa que estão inseridos e a qualidade de vida destes colaboradores. Sendo a ergonomia uma ferramenta importante para adaptar o ambiente e o posto de trabalho às necessidades e características dos trabalhadores, e o fisioterapeuta do trabalho é responsável por avaliar, prevenir e tratar distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho. A abordagem da fisioterapia no ambiente de trabalho previne lesões e trata doenças ocupacionais, aumentando a produtividade e aliviando dores corporais2.
É importante ressaltar que as lesões ocupacionais e doenças decorrentes da atividade laboral podem levar ao afastamento do trabalhador, sendo a principal causa de indenizações de auxílio-doença e a terceira causa de aposentadoria por invalidez. Por isso, é fundamental a implementação de práticas de prevenção e tratamento de doenças ocupacionais para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Nesse sentido, esta pesquisa visa identificar as principais demandas dos trabalhadores do setor de informática e os riscos a que estão expostos em seu ambiente de trabalho, além de sugerir medidas para minimizar o impacto desses riscos. Com a implementação de práticas de prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, acredita-se que seja possível promover a saúde e a segurança dos trabalhadores, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.