CRESCIMENTO DE IGREJA: A INFLUÊNCIA DA SECULARIZAÇÃO NA IASD E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EVANGELIZAÇÃO

Autores

  • José Fernando da Silva Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Manoel Rodrigues dos Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1931

Palavras-chave:

Crescimento de igreja, Evangelismo, Secularismo, Sociedade

Resumo

Introdução: Antes da reforma protestante a igreja tinha uma forte influência e poder sobre as pessoas, religiosidades e políticas da sociedade. Depois da reforma no século XVI essa autoridade foi minimizada. Sendo assim, durante esse século a sociedade passou por uma reorganização, onde a definição da verdade não dependia da autoridade e domínio da igreja. Esse movimento contribuiu para o surgimento de correntes de pensamentos fora do âmbito religioso, como o racionalismo e o iluminismo. Desde o final do século XVIII foi evidenciado o surgimento do secularismo moderno, destacando-se como característica comportamental dos indivíduos a preocupação na valorização da razão, no lugar da religião. A teoria da secularização gira em torno de concepções as quais destacam que a igreja perdeu sua influência na sociedade com a expansão da modernidade. A palavra “secular” vem do latim saecularis, enfatizando o que é secular ou relativo ao mundo. A definição teológica do termo latino saeculum denomina-se “era” ou “século”. A vista disso, é mostrada a negação da verdade ou fé vinda da igreja, da bíblia (revolta contra a igreja) e a separação da igreja e estado.

Objetivo: Objetivo do estudo é analisar as influências da secularização para a IASD e os desafios contemporâneos encontrados durante a evangelização. O estudo também procura investigar os resultados positivos ou negativos ligados a essa corrente para o crescimento da IASD.

Método: Esse estudo é exploratório e descritivo, tendo uma metodologia baseada em pesquisas bibliográficas, sendo artigos, textos, livros e revistas. O método bibliográfico será baseado em fontes primarias e secundarias sobre o assunto abordado, como também a exploração estará concentrada nas causas da influência do secularismo para as igrejas contemporâneas e a instigação para o evangelismo para essas igrejas.

Resultados (esperados / parciais): Espera-se detectar os fatores de influencias dessa corrente de pensamento e seus impactos durante o evangelismo de crescimento para as igrejas contemporâneas. Sendo assim, apresentar métodos baseados em pesquisas bibliográficas de como desenvolver um evangelismo mais eficiente e eficaz sobre as igrejas que contem a influencia dessa corrente sem fraturar os princípios encontrados na bíblia. Em suma, até que ponto essas influencias podem ser aceitas pelas igrejas sem a interferência da sua cosmovisão bíblica diante dos princípios nela apresentados.

Descritores: Crescimento de igreja; Evangelismo; Secularismo; Sociedade.

Eixo temático: Estudos Históricos e Teológicos.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Fernando da Silva Santos, J., & Rodrigues dos Santos, M. (2023). CRESCIMENTO DE IGREJA: A INFLUÊNCIA DA SECULARIZAÇÃO NA IASD E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EVANGELIZAÇÃO. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1931. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1931