CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA E USO DE DROGAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1928Palavras-chave:
Violência, Drogas, Educação em saúde, Adolescência, VulnerabilidadeResumo
A adolescência é uma fase de transição progressiva entre a infância e a fase adulta. Essa transição é marcada por mudanças físicas, sociais, comportamentais e psicológicas, é nesse período da vida que aumentam a autonomia, independência e descoberta de novos comportamentos e vivências ¹. Entre essas novas descobertas estão os comportamentos de risco como o sedentarismo, hábitos alimentares inapropriados, práticas sexuais de risco, tabagismo, consumo excessivo de álcool e outras drogas lícitas/ilícitas e ligação com situações de violência ².
Devido as mudanças dessa fase da vida o adolescente se torna mais vulnerável a exposição de drogas e diferentes formas de violência. A Organização Mundial de Saúde aponta o álcool como uma das principais drogas lícitas mais consumidas na adolescência, e esse alto consumo aumenta a vulnerabilidade dessa faixa etária para a violência sexual, sendo que cerca de 36% das meninas e 29% dos meninos já sofreram esse tipo de violência ³.
Sabe-se que é na adolescência que são definidos hábitos e comportamentos que possivelmente serão incorporados à idade adulta, tornando-os mais difíceis de serem modificados. Por esse motivo é importante que já nessa fase, o indivíduo seja estimulado a participar de forma ativa quanto ao autocuidado com a saúde, física, mental e psíquica. A estratégia de educação em saúde, com qualidade, pode ser utilizada para alcançar resultados por meio do compartilhamento de informações pertinentes e necessárias 4. Tendo isso em vista, a intervenção em educação em saúde abordou duas temáticas principais, que foram os malefícios do uso de drogas e a violência, abordando tanto os diferentes tipos de violência quanto as formas de denunciá-las.