USO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Eliana Gonsalves da Silva Ribeiro Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1861

Palavras-chave:

Avaliação externa, Avaliação em educação, Ensino fundamental

Resumo

Introdução: O interesse por este estudo se deu em decorrência da relevância em fazer uso dos resultados de estudantes nas avaliações externas federais, estaduais, municipais ou mesmo de uma rede de ensino. É importante que os dados levantados possam subsidiar em plano mais abrangente renovadas políticas de apoio as redes escolares e no âmbito de cada escola a possibilidade de estudo, análise e organização de um plano pedagógico de intervenção em torno da melhoria de proficiências dos estudantes.

Objetivo: O objetivo do estudo é comparar os resultados dos estudantes do Ensino Fundamental em avaliações externas, pré e pós-intervenção. Será realizada uma análise estatística a fim de compreender a mitigação dos pontos de fragilidade educacional identificados na avaliação externa de língua portuguesa e matemática com o 5º ano do ensino fundamental.

Método: Foi realizada inicialmente, a revisão de literatura tendo como termos chave “uso dos resultados” AND “avaliação externa”OR “avaliação de sistemas” OR “avaliação em larga escala” AND “Educação Básica” na base de dados Capes, Scielo e Google Acadêmico nos últimos 3 anos no Brasil. Após a análise do estado da arte do conhecimento sobre o uso de resultados da avaliação na educação básica, será  planejada a intervenção com professores de língua portuguesa e matemática do 5º e 6º ano de uma escola de ensino fundamental em Brasília, DF. O Projeto de intervenção de 3 meses prevê a utilização de estratégias diferenciadas tendo em vista os pontos deficitários na proficiência de 120 alunos a partir da prova externa aplicada no 5º ano ao final do ano letivo e a reaplicação da prova no 6º ano após 3 meses de intervenção tendo em vista o mapeamento dos resultados iniciais obtidos. Após a intervenção por meio de variadas estratégias de ensino os estudantes farão novamente a prova para que sejam comparados os resultados. Sendo assim, haverá a aplicação de um instrumento avaliativo pré e pós-intervenção¹, com análise estatística. Serão ainda realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores participantes do 5º e 6º anos (língua portuguesa e matemática) sobre a percepção que tiveram das atividades planejadas, implementação e resultados alcançados. A pesquisa será de natureza quali-quantitativa. Os resultados das provas serão analisados estatisticamente e os resultados das entrevistas serão tratados pela análise de conteúdo na modalidade temática. 

Resultados (esperados / parciais): Dois artigos científicos e um produto técnico no formato de um Projeto/Plano de intervenção resultarão dessa pesquisa. Os frutos permitirão futuros encaminhamentos e diálogo com outras pesquisas, bem como, contribuições para outras escolas da rede educacional investigada bem como de outros grupos de ensino elaborarem projetos que façam uso dos resultados de avaliações externas tendo em vista o alcance de melhores proficiências mesmo em contextos de vulnerabilidade social. Esse estudo terá a limitação de ser aplicado em uma única unidade educacional e região do país.

Descritores: Avaliação externa; uso dos resultados em avaliação; ensino fundamental.

Eixo temático: Ciências Humanas/ Educação.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Gonsalves da Silva Ribeiro, E., & Zukowsky-Tavares, C. (2023). USO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1861. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1861