SAÚDE EMOCIONAL: UM ESTUDO SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Thais de Almeida Roela Faculdade Adventista Paranaense (FAP)
  • Poliana Fragatti Cristovam Faculdade Adventista Paranaense (FAP)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1855

Palavras-chave:

Contação de história, Saúde emocional, Sentimentos

Resumo

Introdução: A saúde emocional tem ganhado espaço na sociedade atual, por decorrência disto, nota-se que a escola é um ambiente primordial para a propagação desta conscientização. Por conta dessa relevância, um meio eficaz para a propagação desta temática ou até mesmo de outras, é através da contação de histórias, pois quando se ouve histórias a criança compreende significados e temas que anteriormente poderiam ser difíceis de entender.

Objetivo: Por meio da contação de história, objetiva-se realizar um projeto sobre saúde emocional com crianças do 3º ano do ensino fundamental. Instigando-os a entenderem seus sentimentos e como lidar com os mesmos. Assim, para que eles adquiram consciência não apenas do que eles sentem, mas do que os outros ao seu redor também podem sentir.

Método: Será realizado por meio de três etapas, a primeira sendo a contação de história do livro “O monstro das cores” (adaptado), no qual serão usados recursos didáticos para a melhor visualização e compreensão dos alunos referente ao assunto abordado. Na segunda parte do projeto, os alunos levarão para casa um material denominado “diário das emoções” e deverão preenchê-lo no período de uma semana, no qual englobará três períodos durante o dia que contarão sobre como estão se sentindo e o porquê do sentimento. Na terceira parte, os pais ou familiares terão contato com o “jogo dos sentimentos”, no qual deverão jogar juntamente com a criança e após a realização do jogo em casa, eles deverão responder um questionário conforme a experiência que compartilharam no jogo.

Resultados (esperados / parciais): Espera-se que ao final deste projeto, os alunos que participarem adquiram um maior conhecimento sobre os sentimentos, tanto individual quanto coletivo. Aprendendo a identifica-los, sabendo como lidar com eles e entendendo a importancia de compartilhar estas emoções com os outros ao seu redor, desde o ambiente escolar até no ambiente familiar.

Descritores: Contação de história; Saúde emocional; Sentimentos.
Eixo temático: Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Almeida Roela, T., & Fragatti Cristovam, P. (2023). SAÚDE EMOCIONAL: UM ESTUDO SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1855. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1855