USO PROLONGADO E PRECOCE DE TELAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ANÁLISE DE UM ARTIGO DA “VEJA SAÚDE” A LUZ DE VYGOTSKY E DESMURGET
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1845Palavras-chave:
Educação, Telas, Tecnologia, CriançasResumo
As tecnologias mudaram completamente as relações humanas. Não se pode negar que elas trouxeram diversas facilidades para a sociedade, mas, por outro lado, também ocasionaram muitos problemas. É necessária uma atitude crítica para avaliar aspectos positivos e negativos que estão envolvidos no uso das tecnologias. Nesta pesquisa, foi feita uma análise dos impactos do uso de telas por crianças de zero a seis anos. Neste sentido, consideramos o uso da televisão e de dispositivos móveis como celulares tablets.
O interesse por este tema se justifica por considerar que faço parte de uma geração de transição, no que se refere ao uso de celulares com acesso à internet, aspecto que aprofundou diversas problemáticas com relação ao uso – e abuso – das telas nos dias atuais. Como futura pedagoga, não posso deixar de considerar que este é um desafio a ser enfrentado junto às crianças e também às famílias, no processo educacional.