A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NO USO DE TECNOLOGIAS POR PROFESSORES, QUE ATUAM EM ESCOLAS DE LAVRAS – MG (BRASIL)

Autores

  • Carolyne Gomes da Silva Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Elvis Magno da Silva Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Dayse Mota Rosa Pinto Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Daniela Reis Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Elenice Bacelar Abbud Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Ricardo dos Santos Ferreira Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Felipe Novaes Coelho Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1841

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Covid-19, Ensino-aprendizagem, TDIC’s

Resumo

O novo Corona Vírus, causador da Covid-19 surgiu em Wiuhan na China e foi classificado pela OMS como pandemia, em 11 de março de 2020, a sua denominação como pandemia deu-se pelo fato de o vírus ter tomado proporção geográfica, atingindo a escala global, como ocorre atualmente (OPAS, 2022).

Devido à expansão da doença, o ambiente escolar foi afetado em sua estrutura educacional, como também, em torno de suas perspectivas metodológicas por parte dos educadores para com os educandos. A Covid-19 trouxe consigo mudanças na pedagogia trabalhada com os alunos, pois a propagação do vírus fez com que as escolas fossem fechadas. Neste contexto, para que não houvesse grandes lacunas no processo de aprendizagem, criou-se o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que se refere à nova forma de ensino para os estudantes, tanto de escolas públicas, como de escolas privadas. Com isso, todos tiveram que se reinventar, dentre eles, os educadores, com novas formas pedagógicas para o ensino-aprendizagem, como também, os alunos com o novo endereço de escolarização - Suas casas.

Contudo, para que esse ambiente remoto on-line fosse realizado, precisou-se que todos tivessem acesso a aparelhos celulares, computadores, tablets e a Internet. Educadores que antes tinham a tecnologia como um objeto de pesquisa ou lazer, neste momento (pandemia) se viam refazendo suas metodologias para encaixar no atual contexto, através de ambientes de aprendizagem on-line. Isto também se aplica aos alunos, que anteriormente não tinham a tecnologia como uma necessidade educacional. Essas circunstâncias trazem algumas reflexões. Considerando que o ERE teve a tecnologia como aliada, como as escolas enfrentaram esse processo? Como os alunos e os professores se adaptaram? São inúmeros os questionamentos a este respeito.

Pensando em como a educação foi afetada ao longo da pandemia, a preocupação pós pandemia é lidar com as demandas que surgiram, dentre elas, desigualdade, criando programas de formação para os educadores para o uso crítico das tecnologias, com o objetivo de que eles estejam preparados e saibam lidar com eventuais circunstâncias, envolvendo o ERE mediado pelas tecnologias. A pandemia trouxe muitas informações e necessidades que muitos não estavam preparados para tal, por isso, agora é o momento desse preparo acontecer.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Gomes da Silva, C., Magno da Silva, E., Mota Rosa Pinto, D., Reis, D., Bacelar Abbud, E., Santos Ferreira, R., & Novaes Coelho, F. (2023). A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NO USO DE TECNOLOGIAS POR PROFESSORES, QUE ATUAM EM ESCOLAS DE LAVRAS – MG (BRASIL). Revista Formadores, 20(Suplementar), e1841. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1841