JOGO DA VELHA BÍBLICO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1818Palavras-chave:
Jogo da velha, Pedagógico, LudicidadeResumo
O presente trabalho tem a como objetivo de apresentar a função e as características positivas ao qual os jogos pedagógicos podem oferecer para a educação básica. Em seguida, a apresentação e contextualização de um jogo em específico denominado “Jogo da velha bíblico”.
Os jogos pedagógicos vêm com uma característica lúdica, onde apresenta uma positividade envolta ao dinamismo em que esse recurso oferece ao incluir mecanismos para tornar a aprendizagem divertida. Diante disso, [1] traz a concepção de que esses jogos formulam a cognição infantil na primeira infância. Jogos, brinquedos e brincadeiras são elementos fundamentais e contribuintes para o desenvolvimento infantil. A despeito disso, percebemos que os jogos e brincadeiras são protagonistas no dia a dia das crianças. Interessante percebermos, que por meio do jogo há um mundo que a criança idealiza proporcionando sentimentos de prazer pelo qual inicia-se a construção do pensamento e o descobre os limites de seu corpo. [2] “As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surgem da tensão do indivíduo e a sociedade. O lúdico liberta a criança das amarras da realidade”.
Em relação a características como competitividade, dinamismo, senso de sociedade e muitos outros conceitos podem ser aprendidos na fase infantil. [3] “Educar é ir em direção a alegria”. Diante disso, os diversos conceitos que englobam a sociedade podem ser aprendidos e consequentemente absorvidos quando adicionados ferramentas lúdicas, criando um ambiente de aprendizagem alegre para o indivíduo da fase em questão.