PROJETO BAMBU: ATELIÊ VERTICAL EXTENSIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1804Palavras-chave:
extensão universitária, taller vertical, arquitetura vernacularResumo
No segundo semestre de 2022 o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP, campus São Paulo, foi procurado pela Prefeitura de Itapecerica da Serra para realizar um projeto de extensão. Parcerias efetivas com prefeituras já existiam antes mesmo do início de sua primeira turma ingressante em 2018, com a memorável contribuição intercursos e intercampus UNASP em projetos de extensão com a Subprefeitura Campo Limpo, da Prefeitura do Município de São Paulo, em 2017.
Esta experiência pregressa estimulou o núcleo docente estruturante a adotar a extensão como projeto integrador de cada semestre, antes mesmo da vigência RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 que instituiu 10% da carga horária total do curso para atividades discentes extensionistas, efetivamente orientadas para demandas de interesse público.
O Projeto Bambu, em Itapecerica da Serra, consistiu em realizar um estudo preliminar de Arquitetura para um centro comunitário num bairro periférico da cidade, aplicando o sistema construtivo de bambu, envolvendo técnicos municipais, todos os alunos e todos os professores do curso.
Organizados em grupo, os alunos produziram maquetes de estudo e projetos de arquitetura vernacular que foram encaminhados para a Prefeitura e a comunidade decidirem qual desenvolver e construir.