WEBSITE “CONTRATEAKI”: POTENCIALIZANDO A RELAÇÃO DE CONSUMO DE SERVIÇOS SOB OFERTA E DEMANDA.

Autores

  • Matheus de Jesus Santana Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Thayara Sales de Azevedo Araújo Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Lisa Victoria Moreira Barreto Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jó Santos da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1760

Palavras-chave:

Empregabilidade, Serviços, Oferta, Demanda

Resumo

Durante o período pandêmico houve uma alta bastante significativa no desemprego no estado da Bahia. Segundo o “IBGE”1, o desemprego no estado chegou na casa dos 19,9%, com a necessidade de colocar o pão na mesa de sua família, tal trabalhador teve que buscar outros meios para conseguir a sua renda, e assim o crescimento da área informal foi notória. Corroborando tal informação, a “Folhapress”2, o Brasil ganhou cerca de 1,42 milhão de trabalhadores informais entre o começo da pandemia em 2020 e os três primeiros meses de 2022. Observa-se conforme os dados apresentados que a “empregabilidade é definida como a capacidade que o trabalhador tem para manter o seu emprego ou conseguir uma nova colocação profissional e o tema vem ganhando destaque frente às discussões do desemprego (OLIVEIRA, 2011)3.

Num contexto de trabalho em constante transformação e afetado pelo desemprego, novas alternativas de ocupação estão sendo consideradas por profissionais demitidos que enfrentam dificuldades de recolocação. Isto pode gerar, por exemplo, influência na intenção empreendedora, ou seja, no empreendedorismo por necessidade (ROLDÃO; MONTE-MO; TARDIM, 2018)4. Este processo, pode, portanto, gerar uma transição de carreira.

De acordo com este modelo apresentado por Fugate, Kinicki e Ashforth (2004, p.25)5, “a empregabilidade representa um constructo multidimensional onde essas dimensões estão reciprocamente relacionadas”, ou seja, o indivíduo precisa ter uma atenção a todas essas dimensões para que possa ser considerado com uma boa empregabilidade, e atender às necessidades tanto organizacionais como de mercado. Os autores destacam que a empregabilidade é benéfica para os indivíduos que estão em transição, para conseguirem lidar com a perda e com a busca de um emprego.

Nesse cenário questiona-se: Como potencializar a relação de consumo de serviços sob oferta e demanda?

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Jesus Santana, M., Sales de Azevedo Araújo, T., Moreira Barreto Santos, L. V., & Santos da Silva, J. (2023). WEBSITE “CONTRATEAKI”: POTENCIALIZANDO A RELAÇÃO DE CONSUMO DE SERVIÇOS SOB OFERTA E DEMANDA. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1760. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1760

Edição

Seção

V COSUDI - Ciências Sociais Aplicadas - Produção Técnica e Tecnológica (resumo expandido)