TRAZENDO O “VELHO” PARA O “NOVO”: WEBDOC HISTÓRICO DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE CACHOEIRA, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1751Resumo
O turismo possui um papel fundamental na disputa entre os centros urbanos, principalmente em locais com destaques de criatividade, simbologia e produtividade. Seu campo de atuação se torna cada vez mais amplo(1). Segundo Queiroz(1), observa-se o turismo da perspectiva “rural, cultural, religioso, de aventura, náutico, de negócios, dentre outros” (p. 328). Além disso, considera-se que o turismo proporciona movimentações impulsionadoras do desenvolvimento regional.
Nesse contexto, é notório que o turismo na cidade de Cachoeira é de extrema importância para conservação das raízes da cidade, do estado e até mesmo do País, por se tratar de uma cidade que conserva a história do Brasil por meio de suas edificações: prédios histórico, religiosos, artísticos e culturais(1). Conforme Dias(2), as atividades turísticas são necessárias para que “Cachoeira continue escrevendo sua história, mas sem esquecer o seu passado” (p. 15).
O estímulo às práticas turísticas contribui para o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade, visto que os visitantes usufruem do comércio local, favorecendo a criação de empregos(2). Apesar disso, em Cachoeira ainda há uma carência no planejamento da divulgação das instituições(1). Portanto, surge a seguinte problemática: quais são as histórias e curiosidades dos pontos turísticos da cidade de Cachoeira?