Clasificación metodológica para la investigación académico-científica: una propuesta didáctico-pedagógica.
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1750Palavras-chave:
Metodología Científica, Metodología de la Investigación, Metodología AcadémicaResumo
Há alguns anos, durante minha formação complementar na pesquisa e análise científica, me debrucei sobre um livro de estatística recomendado pelos professores da disciplina. No livro me deparei com o trecho do romance “Fernão capelo gaivota” citado na reflexão com a qual começamos esta subseção. De imediato minha atenção foi atraída, de modo que fiquei longamente a refletir neste trecho. Anos mais tarde, meio que por acaso, ao visitar a biblioteca, verifiquei que estavam sendo doados alguns livros, e qual não foi a minha surpresa quando localizei o livro nominado “Fernão capelo gaivota”. Imediatamente tomei-o em minhas mãos e o “li numa sentada”. Me demorei um pouco mais, absorvido, pela identificação que me causou a estória. Eu me sentia como aquela gaivota. Pois para mim, fazer pesquisa acadêmico-cientifica era como voar! Voar a semelhança de Fernão Capelo Gaivota em que “o importante não era aprender os simples rudimentos do vôo, mas voar... antes de tudo o mais...voar!
Neste sentido, como contribuição introdutória, a presente produção se propõe abordar o que é básico para uma investigação acadêmica, cientifica ou profissional de aplicação a diversas áreas do saber: conhecer sua linguagem, e apresentar certo domínio do vocabulário técnico da metodologia acadêmico-cientifica (temática, problemática, hipótese, justificativa, objetivos, métodos etc.), bem como repertório metodológico da pesquisa (qualitativa, quantitativa, metodológica etc.).