“MEU MUSEU: DESVENDANDO A HISTÓRIA”: UMA CAMPANHA DE PRODUÇÃO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PÚBLICOS DOS MUSEUS DO CORREDOR DA VITÓRIA EM SALVADOR (BA)

Autores

  • Victor Said dos Santos Sousa
  • Rodrigo Maurício Freire Soares
  • Rubens da Costa Silva
  • Vanessa Rosendo de Souza
  • Fabricio de Jesus Filgueiras
  • Brena Silva e Silva
  • Jaqueline Ribeiro dos Santos
  • Luiza Virgens Macedo Soares
  • Nathalia Alves Lopes

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v13i4.1427

Resumo

Este artigo apresenta a produção cultural intitulada “Meu Museu: desvendando a história”, produto da disciplina Oficina de Produção Cultural, ministrada pelo professor Me. Rodrigo Soares, que buscou promover a formação de públicos para museus, incentivando alunos da rede pública de ensino da cidade de Salvador a visitar e frequentar com maior regularidade os espaços culturais soteropolitanos. O objetivo geral deste artigo é apresentar o projeto como uma campanha de produção cultural para a formação de públicos bem-sucedida.
Para isso, o percurso metodológico parte de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, debruçando-se em uma perspectiva descritiva-analítica. A execução do Projeto se dividiu em duas fases: Apresentando Museus e Vivendo Museus. A produção foi realizada utilizando recursos multimídia – vídeo e cartaz –, associado à apresentação e visitação aos museus. A atividade atingiu cerca de 250 estudantes de escolas públicas do bairro do Cabula, além de realizar visitas guiadas com alunos do Colégio Estadual Odorico Tavares ao Museu Carlos Costa Pinto, situado no Corredor da Vitória, nos dias 13, 20 e 27 de novembro de 2017.

Biografia do Autor

Victor Said dos Santos Sousa

Graduando em Comunicação social com habilitação em Relações Públicas na UNEB. Integra a equipe do projeto Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador (QUALISalvador). Técnico em Automação e Controle Industrial formado pelo IFBA.

Rodrigo Maurício Freire Soares

Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA), especialista em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada (UFBA) e Graduado em Comunicação Social/Relações Públicas (UNEB). Professor do curso de Relações Públicas (UNEB).

Rubens da Costa Silva

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Vanessa Rosendo de Souza

Graduanda do 8º semestre em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Fabricio de Jesus Filgueiras

Graduando do 8º semestre em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Brena Silva e Silva

Bacharel em Direito pela UFBA. Graduada em Administração pela UNIFACS. Graduanda em Comunicação social com habilitação em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia.

Jaqueline Ribeiro dos Santos

Graduada em Comunicação social – Relações Públicas na UNEB.

Luiza Virgens Macedo Soares

Graduada em Comunicação social – Relações Públicas na UNEB.

Nathalia Alves Lopes

Graduanda em Comunicação social com habilitação em Relações Públicas na UNEB.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Said dos Santos Sousa, V., Maurício Freire Soares, R., da Costa Silva, R., Rosendo de Souza, V., de Jesus Filgueiras, F., Silva e Silva, B., Ribeiro dos Santos, J., Virgens Macedo Soares, L., & Alves Lopes, N. (2020). “MEU MUSEU: DESVENDANDO A HISTÓRIA”: UMA CAMPANHA DE PRODUÇÃO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PÚBLICOS DOS MUSEUS DO CORREDOR DA VITÓRIA EM SALVADOR (BA). Revista Formadores, 13(4), 57. https://doi.org/10.25194/rf.v13i4.1427