A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E DO DESIGN THINKING COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autores

  • Társis Dantas dos Santos Braga Graduado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Regina Celi Machado Pires Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em administração pela Universidade Católica do Salvador. Coordenadora e membro da Comissão de TCC do curso de Administração. Integrante do Grupo de Pesquisa “Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas”, junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), do Departamento de Ciências Humanas do Campus I (DCH-I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é coordenadora de pesquisa sobre a formação e prática do Administrador. É Professora Titular do DCH-I, com Dedicação Exclusiva (DE).Tem experiência em Administração e Educação Superior, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Iniciação Científica; Avaliação de Egressos; Universidade; Formação e Prática do Professor/Pesquisador; Formação e Prática do Administrador; e Gestão em Educação.

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Design thinking, Gamificação, Partida JOIN,

Resumo

O presente artigo foi elaborado como requisito para
conclusão do curso de Administração na Universidade
do Estado da Bahia (UNEB). O objetivo foi descrever
a aplicação da gamificação e do design thinking na
aprendizagem organizacional dos colaboradores de
uma organização. Para isto, realizou-se um estudo de
caso no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por possuir ação
direta no desenvolvimento da tecnologia do Jogo da
Inovação (JOIN). A abordagem foi qualitativa de caráter
descritivo. Os dados primários da pesquisa foram obtidos
por meio de entrevista semi-estruturada, enquanto os
dados secundários foram análise documental (cartilhas
utilizadas pelas empresas participantes da Partida JOIN)
e revisão de literatura. Como categorias de análise foram
estabelecidas gamificação e design thinking. Os resultados
apontaram que ambas as ferramentas contribuem, de
forma significativa, para o aprendizado dos indivíduos,
inseridos neste processo, além de identificar problemas e
oportunidades, envolvendo, não só, o público interno, mas
também, o público externo da instituição. Demonstrandose a importância da ferramenta para as organizações
que se preocupam com a otimização de processos e
competitividade e, além disso, com a satisfação de
seus stakeholders.

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Publicado

2020-01-17

Como Citar

Dantas dos Santos Braga, T., & Celi Machado Pires, R. (2020). A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E DO DESIGN THINKING COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Revista Formadores, 12(8), 88. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1252