PODER NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA VIGILÂNCIA E DA PUNIÇÃO NOS TRABALHADORES DE CALL CENTERS

Autores

  • Valdinéa Vieira dos Santos
  • Tânia Moura Benevides
  • Renata Queiroz Dutra

Palavras-chave:

Poder, Call Center, Vigilância, Punição, Impactos,

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar os impactos da vigilância e sua relação com a sistemática das punições nos trabalhadores de Call Centers. Para tanto, analisouse uma empresa de telemarketing localizada na região metropolitana de Salvador. Como marco teórico foram utilizadas as bases sociais propostas por French e Raven, e as contribuições de Michel Foucault, no que diz respeito a abordagem do poder, da disciplina e da punição. Em relação ao percurso metodológico, foi realizada pesquisa exploratória de caráter descritivo e de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas baseadas em roteiros semiestruturados. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Foram ouvidas trinta e cinco pessoas, entre trabalhadores e ex-trabalhadores da empresa estudada. Pela investigação empírica, percebeuse que o poder coercitivo se faz presente na organização, enquanto que a sistemática de recompensas apresentouse como motivo de insatisfação dos trabalhadores. Concluiu-se que no setor de teleatendimento a vigilância é constante e a punição é usada como forma de adestrar o comportamento dos trabalhadores, que exercem um trabalho sem prazer e/ou satisfação, ocasionando adoecimento, rompimento de laços afetivos e desmotivação.

Biografia do Autor

Valdinéa Vieira dos Santos

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Tânia Moura Benevides

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela UNIFACS e Bacharel em Administração pela FRB. Professora Adjunta da UFBA, UNEB e FADBA.

Renata Queiroz Dutra

Doutora e Mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pela UFBA. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFBA.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, E. P.; SILVA FILHO, J. C. L.; COSTA, J. S.; SANTOS, S. M. D. Aspectos relativos à saúde e ao meio ambiente ligados ao consumo de alimentos orgânicos. Revista de Administração da UFSM, v. 6, n. Edição Especial, p. 927-943, 2013.

BRANDÃO, Wanderberg Alves. Consumo saudável: uma análise do comportamento do consumidor no contexto dos alimentos orgânicos. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em:

http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8280

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/portal/noticias/ item?item_id=3590101>.

CAMPELO, Karla Josnaina Soares. A influência da religião na formação dos hábitos alimentares. Estudo do adventismo do Sétimo Dia, 2014. Dissertação (Mestrado em Teologia) na Faculdade Estadual Programa de Pós-Graduação. São Leopoldo, 2014.

CERQUEIRA, Aline Cedraz et al. Comportamento do consumidor de cosméticos: um estudo exploratório. Revista Formadores, v. 6, n. 1, p. 128, 2013.

SAMPAIO, Danilo de Oliveira; GOSLING, Marlusa; FAGUNDES, André Francisco Alcântara; SOUSA; Caissa Veloso. Consumo de alimentos orgânicos: um estudo exploratório. Revista Administração em Diálogo-RAD, v. 15, n. 1, 2014.

ESTUDO DO ADVENTO. Disponível em: http://estudoadvento.adventistas.org/. Acesso em: 20 de outubro de 2017.

FERREIRA G. M.; STAUT, T. C., ARAUJO, S. P., OLIVEIRA, N. C., PORTES L. A. Estilo de vida entre Brasileiros Adventistas do Sétimo Dia. Lifestyle J, v.1, n.1, p. 17 25, 2011.

Gil, Antonio Carlos; Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

HAIR, Joseph F.Jr.; BARRY, Babin.; MONEY, Arthur H.; SOMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa. Acesso em: 19 de setembro de 2017.

LACERDA, J. O. S.; VASCONCELOS, J. M.; SILVA, J. C.; ABREU, N. R. “Antropocêntricos ou Ecocêntricos?”: As Motivações dos Consumidores para a Compra de Alimentos Orgânicos em uma Feira de Recife-PE. Gestão e Sociedade, v. 10, n. 25, p. 1255-1273, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/72/553a243c4b9f3.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2017.

NESPOLO, D.; DIAS, D. T; GANZER, P. P.; NODARI, C. H.; FIGUEIRA, M. V.; CAMARGO, M. E. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o consumo virtual nas redes sociais. Revista Ciências Administrativas, v. 21, n. 1, p. 288-316, 2015.

OLIVEIRA, Elizabete Regina Araújo; CADE, Nágela Valadão ; VELTEN, Ana Paula Costa ; SILVA, Gulnar Azevedo E ; FAERSTEIN, Eduardo. Estudo comparativo da mortalidade cardiovascular e por neoplasia de Adventistas e Não Adventistas do Estado do Espírito Santo, no período de 2003 a 2009. Revista Brasileira de Epidemiologia (Online), v. 19, p. 112-121, 2016.

RAIMUNDO, Lívia Maria Borges. Comportamento do consumidor de alimentos: uma análise do consumo de carnes em São Paulo. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em:

https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3730

RICHARDSON, Roberto Jarry e colaboradores. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2012.

SAMPAIO, Danilo O. Intenção de compra e consumo de alimentos orgânicos: um estudo sobre crenças, atributos e grupos de referência. 2012. 219 f. Diss. Tese (Doutorado em Administração) –Centro de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/0eafb8537ac6c93a67b50b07c8458ecd/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2030162

SCHINAIDER, A. D.; FAGUNDES, P. M.; SCHINAIDER, A. D. Comportamento do Consumidor Educacional: Seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 8, n. 2, p. 149-170, 2016.

SOUSA, Adriana Alvarenga de; BUENO, Miriam Pinheiro; ARAÚJO, Geraldino Carneiro de. Fatores motivacionais determinantes na compra de produtos alimentícios; XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 06 a 08 de novembro de 2006. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/861.pdf

VELTEN, A. P. C. ; DE OLIVEIRA, ELIZABETE REGINA ARAÚJO ; OLIVEIRA, C. S.; CADE, Nágela Valadão . Perfil de Mortalidade de Adventistas e População Geral do Espirito Santo. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 18, p. 22, 2016.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Vieira dos Santos, V., Moura Benevides, T., & Queiroz Dutra, R. (2019). PODER NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA VIGILÂNCIA E DA PUNIÇÃO NOS TRABALHADORES DE CALL CENTERS. Revista Formadores, 12(2), 35. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1130