O MOVIMENTO EMPRESA JUNIOR E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO RECÔNCAVO BAIANO

Autores

  • Luana de Santana Ribeiro
  • Leandro Oliveira de Menezes Faculdade Adventista da Bahia

Palavras-chave:

Movimento Empresa Júnior, Desenvolvimento Local, Recôncavo Baiano

Resumo

O Proposito do artigo é identificar como o Movimento Empresa Junior contribuí para o desenvolvimento do Recôncavo Baiano; apresentar as características e os serviços prestados ao mercado; traçar o perfil das Empresas Juniores desta região; e abordar aspectos sobre o desenvolvimento local. A pesquisa foi realizada, através de questionário, com às Empresas Juniores situados no Recôncavo Baiano. O estudo caracteriza-se como qualitativo. Os resultados obtidos mostram que estas empresas têm auxiliado o desenvolvimento da região na medida que visa a formação de um país mais empreendedor, com melhores empresas, com melhores estruturas gerenciais, buscando um cenário competitivo mais igualitário.

Biografia do Autor

Luana de Santana Ribeiro

Administradora, atuou como presidente e diretora de marketing em Empresa Júnior. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento Regional Sustentável”, da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Leandro Oliveira de Menezes, Faculdade Adventista da Bahia

Administrador, especialista em Gestão da Qualidade e Docência do Ensino Superior. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento Regional Sustentável”, da FADBA e atua como professor e orientador pela mesma instituição.

Referências

BÉCHARD, J.-P.; GRÉGOIRE, D. Entrepreneurship Education Research Revisited: The Case of Higher Education. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 1, p. 22–43, 2005.

CAGGY, R. C.; FISCHER, T. M. D. Inovação ou mimetismo curricular? Uma análise do processo de inserção de projetos interdisciplinares em um curso de Administração. EnEPQ. Anais...Brasília/DF: ANPAD, 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ169.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2017

DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. 2. ed. -. Porto Alegre: Mediação, 2005.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora: o ensino de empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento social e sustentável. São Paulo: Sextante, 2003.

EDELMAN, L. F.; MANOLOVA, T. S.; BRUSH, C. G. Entrepreneurship Education: Correspondence Between Practices of Nascent Entrepreneurs and Textbook Prescriptions for Success. Academy of Management Learning & Education, v. 7, n. 1, p. 56–70, 1 mar. 2008.

GEM - Global Entrepreneurship MonitorEmpreendedorismo no Brasil: 2015 Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo... [Et al] Curitiba: IBQP, 2015.

GOERGEN, Pedro. Educação Superior: Entre formação e performance. Avaliação, Campinas; SP, v. 13, n. 3, p. 809-815, nov. 2008.

GRÉGOIRE, D. Entrepreneurship Education Research Revisited: The Case of Higher Education. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 1, p. 22–43, 2005.

HONIG, B. Entrepreneurship Education: Toward a Model of Contingency-Based Business Planning. Academy of Management Learning & Education, v. 3, n. 3, p. 258–273, 1 set. 2004.

HOWORTH, C.; SMITH, S. M.; PARKINSON, C. Social learning and social entrepreneurship education. Academy of Management Learning and Education, v. 11, n. 3, p. 371–389, 2012.

KLANDT, H. Entrepreneurship Education and Research in German-Speaking Europe. Academy of Management Learning & Education, v. 3, n. 3, p. 293–301, 2004.

MARION-SANTOS, A. C.; PAIXÃO, M. R. Estudo do perfil empreendedor do aluno de graduação em Administração egresso de instituições de ensino da região de Jundiaí . v. 2, n. 1, p. 12–27, 2013.

MARTINS, André Luiz de Miranda. A marcha do "capitalismo universitário" no Brasil nos anos 1990. Avaliação da Educação Superior (Campinas)[online], Sorocaba, v. 13, n. 3, Nov. 2008.

MATIAS, M. A. et al. O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Teaching Entrepreneurship in Undergraduate. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC, v. 12, n. 35, p. 63–78, 2013.

McCLELLAND, D. C. A sociedade competitiva: realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972

METCALFE, J. S. (2003). Equilibrium and evolutionary foundations of competition and technology policy: new perspectives on the division of labour and the innovation process. Revista Brasileira de Inovação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 111-146, jan./jun. 2003.

MINELLO et al. As características comportamentais empreendedoras de David Mcclelland.Revista Caribeña de Ciencias Sociales .2017

MOREIRA, H. S. A.; MOREIRA, M. A.; SILVA, W. A. C. Dez Anos De Pesquisa Em Empreendedorismo Apresentados Nos Enanpads De 2003 A 2012: Análise Dos Autores Engajados Na Área Hudson. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 1, p. 33–55, 2014.

MURARO, R.; VERRUCK, F. Criação De Instrumento Para Avaliação De Perfil Empreendedor Em Meio Acadêmico. (ABEPRO, Ed.)XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. Anais...Bento Gonçalves: ENEGEP, 2012

MUYLDER, et al. Is it possible to teach entrepreneurship? comparative analysis with brazilian students. Revista de Ciências da Administração, v. 15, n. 37, p. 82-91, dez. 2012.

NABI, G. et al. The Impact of Entrepreneurship Education in Higher Education: A Systematic Review and Research Agenda. Academy of Management Learning & Education, v. 16, n. 2, p. 277–299, 1 jun. 2017.

PAULA, Ana Paula Paes; RODRIGUES, Marco Aurélio. Pedagogia crítica no ensino da administração: desafios e possibilidades. Revista de Administração de Empresas: RAE, Mina Gerais, v. 46, Ed. Especial, p.10-22, 2006.

PAVIANI, Jaime. Interdisciplinaridade na Universidade. In: AUDY, Jorge Luis N.; MOROSINI, Marília C.(Orgs). Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2007.

PEDAGOGIA ADVENTISTA. Pedagogia Adventista. Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 2 ed. rev. e atual. Tatuí, São Paulo, Casa Publicadora Brasileira, 2009.

PDI FADBA, Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia, 2017.

RAUCH, A.; HULSINK, W. Putting Entrepreneurship Education Where the Intention to Act Lies: An Investigation Into the Impact of Entrepreneurship Education on Entrepreneurial Behavior. Academy of Management Learning & Education, v. 14, n. 2, p. 187–204, 1 jun. 2015.

SANTOS, L. M. L. DOS; GALLELI, B. O Ensino de Empreendedorismo Social nos Cursos de Administração das Universidades Públicas Brasileiras Journal of Public Administration & Social Management The Teaching of Social Entrepreneurship In Management Majorsof Brazilian Universities Administração. Administração Pública e Gestão Social, v. 5, n. 2, p. 153–173, 2013.

SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Educação Empreendedora: Premissas, Objetivos e Metodologias. Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, p. 60–81, 2016.

SEBRAE, Manual do Professor – disciplina de Empreendedorismo, Sebrae, Brasilia, 2015.

SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte; CASTANHEIRA, Antonio Mauricio. Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós - LDBEN/96: evidências e tendências. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, Mar. 2009.

SILVA, J. F. DA; PATRUS, R. O “Bê-Á-Bá” do Ensino em Empreendedorismo: Uma Revisão da Literatura Sobre os Métodos e Práticas da Educação Empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 372–401, 2017.

SILVA; MORAES. Retrato das características empreendedoras pessoais. Belo Horizonte, MG.2011.

SOUZA SANTOS, Boaventura de. A Universidade no Século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2005.

VALE, G. M. V. Tréplica - Afinal de Contas , Que Bicho é Esse ? Tréplica sobre o Empreendedor e o Empreendedorismo. RAC -Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 6, p. 900–908, 2014.

VERGA, E.; SOARES DA SILVA, L. F. EMPREENDEDORISMO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA, DEFINIÇÕES E ABORDAGENS. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3–30, 2014.

VIEIRA, et al. Ensino de empreendedorismo em cursos de administração: um levantamento da realidade brasileira. R. Adm. FACES Jornal Belo Horizonte · v. 12 · n. 2 · p. 93-114 · abr./jun. 2012.

VIEIRA, S. F. A. et al. A Visão Dos Estudantes Universitários De Administração Sobre Empreendedorismo : Comparações Entre O Estudo Guesss Brasil 2011 Com O Levantamento Realizado Na Universidade Estadual De Londrina- PR. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 77–103, 2014.

________________, Ensino E Pesquisa Em Ensino De Empreendedorismo Em Cursos De Administração : Um Levantamento Da Realidade. R. Adm. FACES Journal Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 93–114, 2013.

Weber, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de Smrecsányl, M. Irene de Q. F.; Smrecsányl, Tamás J. K. M. São Paulo: Pioneira, 1999.

Downloads

Publicado

2019-03-19

Como Citar

Ribeiro, L. de S., & Menezes, L. O. de. (2019). O MOVIMENTO EMPRESA JUNIOR E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO RECÔNCAVO BAIANO. Revista Formadores, 11(5), 84. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1038