INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS DE ENSINO E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA FADBA NA CIDADE DE CACHOEIRA

Autores

  • Ricardo Costa da Silva Souza Caggy Universidad Adventista del Plata
  • Tânia Maria Diederichs Fischer Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Instituições Confessionais de Ensino, Ensino Superior, Impacto, Desenvolvimento Local

Resumo

O Ensino Superior é responsável pelo desenvolvimento da ciência, do conhecimento e da formação cidadã através da educação. Contudo, o papel das instituições de ensino não se limita apenas à criação e promoção do conhecimento. Este estudo teve como objetivo analisar o impacto de uma instituição confessional de ensino no processo de desenvolvimento local. Percebeu-se que para além dos impactos econômicos que já estão consolidados na literatura as instituições de ensino funcionam como catalizadores de um processo de desenvolvimento que envolve diferentes vetores (sociais, territoriais, culturais, políticos) e que no caso, específico produz um conjunto simbólico de ritos, crenças e valores que influenciam no comportamento moral da comunidade. Na análise do caso foi possível perceber que tanto para a comunidade local, quanto para a comunidade acadêmica a perspectiva da formação de uma comunidade moral é a maior contribuição que estas instituições deixam para os locais em que estão inseridas, influenciando o comportamento de diferentes pessoas mesmo aquelas que não compartilham da mesma religião que controla a instituição de ensino. Para além disso, no caso específico, o modelo de college implanto pela instituição configura com um processo de atração para novos moradores na região e ampliação das trocas dos fluxos de conhecimento e cultura, o que pode gerar grandes oportunidades para a construção de espaços de convivência e desenvolvimento fortalecidos.

Referências

Papalia, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ed. Porto Alegre: AMGH; 2013.

Moreira LMA. Desenvolvimento e crescimento humano: da concepção a puberdade. In: Moreira LMA. Algumas abordagens da educação sexual na deficiência intelectual. 3rd ed. Salvador: EDUFBA; 2011. P. 113-123.

Lourenço B, Queiroz LB. Crescimento e desenvolvimento puberal na adolescência. Rev Med. 2010 abri-jun; 89(2): 70-5.

Zanotto LS, Crisostimo AL. Sexualidade e Mudanças que ocorrem na Puberdade. O Prof PDE e os Desafios da Esc Pub Paranaense. 2010; 1: 1-27.

Rizzi CBC. Adolescência: O risco de crescer entre endereçamentos e possibilidades de encontros [Dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS; 2017.

Amaral VL. A psicologia da adolescência. Psic da Educação. 2007; aula 5: 1-12.

Luciano AP, Bertoli CJ, Adami F, Abreu LC. Nível de atividade física em adolescentes saudáveis. Rev Bras Med Esporte. Mai/Jun 2016; 22(3): 191-194.

Carvalho RS, Amaral ACS, Ferreira MEC. Transtornos alimentares e imagem corporal na adolescência: uma análise da produção científica em psicologia. Psicol. teor. Prat. Ag- nov 2009; 11(3): 200-223.

Vasconcelos ACS, Monteiro RJS, Facundes VLD, Trajano MFC, Gontijo DT. Eu virei homem!: a construção das masculinidades para adolescentes... Saude soc. 2016; 25(1): 186-197.

Rabelo ET, Passos JS. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento. Disponível em: <http://www.josesilveira.com/artigos/erikson.pdf> no dia 29 de janeiro de 2018.

Lima JR. O desafio da escola em trabalhar com a diversidade. Rev. Memento. 2012; 3(1): 33-50.

Lima FCA, Jesus, FB, Martins CBG, Souza SPS, Matos KF. A experiência e atitudes de adolescentes frente à sexualidade. Mundo Saúde. 2013; 37(4): 385-393.

Santos ARM, Silva EAPC, Silva PPC, Cartaxo HGO, Freitas CMS. Estilo de vida na adolescência: O envolvimento religioso atuando nos comportamentos de risco à saúde. Pensar Prát. 2014; 17(1):01-294.

Silva RAR, Nelson ARC, Duarte FHS, Prado NCC, Holanda JRR, Costa DARS. Adolescent students knowledge about transmition, prevention and risky behavior related to STD/HIV/AIDS. Rev Fund Care Online. 2016; 8(4): 5054-5061.

Brêtas JRS, Ohara CVS, Jardim DP, Muroya RL. Conhecimento sobre DST/ AIDS por estudantes adolescentes. Rev Esc Enfermagem USP. 2008; 501-557.

Rohenkohl L, Castro E. Afetividade, conflito familiar e problemas de comportamento em pré- escolares de famílias de baixa renda: visão de mães e professoras. Psicol. ciênc. prof. 2012; 32(2): 438-451.

Souza K, Smeha L, Arend J. A relação entre pai e filho(s) após a separação conjugal. Barbarói. 2012; 37(2): 7-29.

Fortes LS, Cipriani FM, Coelho FD, Paes ST, Ferreira MEC. A autoestima afeta a insatisfação corporal em adolescentes do sexo feminino? Rev Paulista de Pediatria. Set 2014; 32(3): 236-240.

Fernandes ARR, Viana MS, Liz CM, Andrade A. Autoestima, imagem corporal e depressão de adolescentes em diferentes estados nutricionais. Rev salud pública. 2017; 19(1): 66-72.

Rocha M, Mota CP, Matos PM. Vinculação à mãe e ligação aos pares na adolescência: O papel mediador da auto-estima. Anál. Psicol. 2011; 29(2): 185-200.

Freitas LBL, Castro FMP, Tudge JRH, Prestes AC. Relação entre desenvolvimento da gratidão e tipo de valores em jovens. Psico USF. Jan/ abr 2016; 21(1): 13-24.

Figueira APC, Costa R. Estratégias de estudo e aprendizagem e resolução de problemas: ensino regular vs. ensino vocacional. Rev Edu em Questão. 26 abr. 2017; 55(43): 41-61.

Quintana JF. Atenção no desenvolvimento cognitivo de adolescentes do ensino fundamental das escolas públicas de Bagé/RS. Rev Dialogos. Dec. 2014; 19 (1): 91-97.

Palangana IC. Desenvolvimento em Piaget e Vigotski: a relevância do social [recurso eletrônico]. 6rd ed. São Paulo: Summus; 2015.

Araújo RC. A gíria como uma linguagem alternativa na construção do sentido do texto de histórias em quadrinhos. Revista Eletrônica Anais do Encontro de Iniciação Científica. 2012; (4).

Araújo GS, Sousa MRA, Sousa MCA. Gírias, códigos linguísticos como afirmação e identidade de um grupo: uma análise e reflexão da possibilidade de uso no ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Entreletras. jan/ jun 2016; 7(1): 70-90.

FRANÇA CAPR. Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção[dissertação]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; 2012.

Araújo KJN. Reflexões sobre desenvolvimento moral de crianças e adolescentes na perspectiva de Kohlberg [monografia]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba; 2016.

Amorim- Neto RC, Berkenbrock- Rosito MM. Ética e moral na educação. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK Editora; 2012.

Carvalho NACA. Bem-estar psicológico e recursos contextuais e pessoais em adolescentes de uma escola particular portuguesa [dissertação]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2015.

Santos ARM, Oliveira LMFT, Júnior JCF, Silva PPC, Silva EAPC, Freitas CMSM. Associação entre prática religiosa e comportamentos de risco à saúde em adolescentes de Pernambuco, Brasil. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2015; 20(3): 284-296.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Caggy, R. C. da S. S., & Fischer, T. M. D. (2018). INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS DE ENSINO E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA FADBA NA CIDADE DE CACHOEIRA. Revista Formadores, 11(4), 8. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1037