A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA COMO AGENTE EDUCADOR DE SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores/as

  • Sânzia Bezerra Ribeiro Faculdade Adventista da Bahia FADBA
  • Kellen Regina Prorangaba Lima

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i2.642

Palabras clave:

Educacao em saude, fisioterapeuta educador em saude,

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar a importância do fisioterapeuta como promotor de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Família da cidade de Muritiba (BA). Foi utilizada abordagem qualitativa/quantitativa de coorte transversal, sendo entrevistados dez profissionais de saúde. A cidade possui um fisioterapeuta atuante em todo o município e há a atuação de estagiários em fisioterapia. Apesar da importância do desenvolvimento da educação em saúde, estas atividades ainda não se constituem como prioridade na atuação da fisioterapia. Foram apresentados como dificuldade o reduzido número de fisioterapeutas atuante e o desconhecimento pela maior parte dos profissionais quanto às atuações da fisioterapia na atenção básica.

 

Biografía del autor/a

Sânzia Bezerra Ribeiro, Faculdade Adventista da Bahia FADBA

fisioterapeuta, Professora da FADBA, Mestre em Engenharia da Produção, pos graduada em Saúde Publica e Reeduçãp Postural Sensoperceptiva

 

Citas

ALMEIDA, D. C. S. Atuação do Fisioterapeuta no PSF. Monografia (especialização). Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Ministério da Saúde. Cascavel, 2004.

BARROS, F. B. M. (organizador). O Fisioterapeuta na Saúde da População: atuação transformadora, Rio de Janeiro: FisioBrasil, 2002, 1 ed.

DELIBERATO, P.C.P. Fisioterapia Preventiva: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2002.

DILLY, C. M. ; JESUS, M. C. Processo Educativo em Enfermagem. São Paulo: Probel Editorial, 1995.

FERREIRA, F. N. et al. Intervenção na Comunidade: relato de caso de uma paciente com AVE, FisioBrasil, São Paulo: 2005.

GALLO, D. L. L. A Fisioterapia no Programa de Saúde da Família: percepções em relação à atuação profissional e formação universitária. 2005. Tese (Dissertação de pós-graduação em Saúde Coletiva). Universidade Estadual de Londrina, 2005.

GAZZINELLI, M. F. ; REIS, D. R.; MARQUES, R. C. (organizadores), Educação em Saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte, ed. UFMG, 2006.

MENDES, E. C., MORAIS, M.I.D.M. O Papel do Fisioterapeuta em Saúde Pública no Século XXI: uma abordagem em parasitologia. Rio de Janeiro: FisioBrasil; 2002.

MINAYO; M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec; 2004.

NEUWALD, M. F. ; ALVARENGA, L. F.; Fisioterapia e Educação em Saúde: investigando um serviço ambulatorial do SUS; Boletim de Saúde, v. 19, n. 12, Jul/Dez de 2005.

PEREIRA, F. W. A. et al. A Inserção do Fisioterapeuta na Estratégia de Saúde da Família em Sobral/CE. Sonare, Sobral, ano 5, n.1, p. 93-100, fev./mar. 2004.

REBELATTO, J. R.; BOTOMÉ, S. P. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais, 2 ed. São Paulo: Manole, 1999.

RIBEIRO, K. S. Q. S. A Atuação da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde: reflexões a partir de uma experiência universitária. Fisioterapia Brasil, v. 3, n.5, p. 311-318, set./out. 2002.

SAMPAIO, R. F. A. A Experiência em Belo Horizonte. In: BARROS, F. B. M. (org) O Fisioterapeuta na Saúde da População: atuação transformadora. Rio de Janeiro: Fisio Brasil, 2002. p. 11-15.

SECRETARIA de saúde. Disponível em: http://www.mutitiba.ba.gov.br. Acesso em 16 de jun. de 2009.

SILVA, J. O. Educação em Saúde: notas para a discussão de um grupo temático. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, n.42, p.36-39, mar. 1994.

SCHIWINGEL, G. A. Fisioterapia na Saúde Pública: um agir técnico, político e transformador. In: BARROS, F. B. M. (organizador). O Fisioterapeuta na Saúde da População: atuação transformadora. Rio de Janeiro: FisioBrasil, 2002.

TESSEROLLI, S. L. A Inserção do Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família. Monografia (especialização). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2003.

VIANA, S. B. P., Competências dos Fisioterapeutas para a Atenção Básica em Saúde da Família: avaliação dos professores e agressos da UNIVALI. Universidade Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2005.

VIANA, G. S. e CICOTOSTE, C. L. A Importância da Inserção do Profissional Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família (PSF): uma visão bibliográfica. II Seminário de Fisioterapia da UNIAMÉRICA: iniciação científica, 5 e 6 de Maio 2008; Foz do Iguaçu, PR.

Publicado

2015-12-15

Cómo citar

Ribeiro, S. B., & Lima, K. R. P. (2015). A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA COMO AGENTE EDUCADOR DE SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 3(2), 05. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i2.642