AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO E URINÁRIA EM MULHERES ADULTAS JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1310Resumen
Introdução: A literatura aponta grande participação da musculatura do assoalho pélvico na função urinária feminina, uma vez que em casos de alterações no seu desempenho, algumas mulheres podem apresentar disfunções do assoalho pélvico (DAP), o que traz a possibilidade de repercutir negativamente em sua função urinária.
Objetivo: investigar as funções urinária e muscular do assoalho pélvico de mulheres que realizaram o exame preventivo do câncer do colo do útero em Centro de Saúde.
Método: foram avaliadas 30 mulheres, maiores de 18 anos, com vida sexual ativa. As variáveis analisadas foram: força dos MAPs através do método PERFECT, bem como a função miccional através dos questionários “International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form” (ICIQ-SF) e “Protection, Amount, Frequency, Adjustment, Body Image” (PRAFAB). Os dados coletados foram analisados por meio do programa “Microsoft Excel” e através do software BioEstat versão 5.0.
Resultados: Das 30 mulheres avaliadas, 17 (56,66%) foram classificadas com incontinência urinária (IU) de acordo com o ICQ-SF e, destas, 8 (47,05%) foram classificadas como IU moderada com base no questionário PRAFAB. Em relação à função muscular, observou-se uma tendência de valores mais baixos entre as mulheres com IU, quando comparadas a mulheres sem IU.
Conclusão: As participantes do estudo apresentam disfunção urinária, na maioria em grau moderado. A função muscular do assoalho pélvico mostrou-se diminuída.