A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA COMO AGENTE EDUCADOR DE SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Sânzia Bezerra Ribeiro Faculdade Adventista da Bahia FADBA
  • Kellen Regina Prorangaba Lima

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i2.642

Palavras-chave:

Educacao em saude, fisioterapeuta educador em saude,

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a importância do fisioterapeuta como promotor de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Família da cidade de Muritiba (BA). Foi utilizada abordagem qualitativa/quantitativa de coorte transversal, sendo entrevistados dez profissionais de saúde. A cidade possui um fisioterapeuta atuante em todo o município e há a atuação de estagiários em fisioterapia. Apesar da importância do desenvolvimento da educação em saúde, estas atividades ainda não se constituem como prioridade na atuação da fisioterapia. Foram apresentados como dificuldade o reduzido número de fisioterapeutas atuante e o desconhecimento pela maior parte dos profissionais quanto às atuações da fisioterapia na atenção básica.

 

Biografia do Autor

Sânzia Bezerra Ribeiro, Faculdade Adventista da Bahia FADBA

fisioterapeuta, Professora da FADBA, Mestre em Engenharia da Produção, pos graduada em Saúde Publica e Reeduçãp Postural Sensoperceptiva

 

Referências

ALMEIDA, D. C. S. Atuação do Fisioterapeuta no PSF. Monografia (especialização). Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Ministério da Saúde. Cascavel, 2004.

BARROS, F. B. M. (organizador). O Fisioterapeuta na Saúde da População: atuação transformadora, Rio de Janeiro: FisioBrasil, 2002, 1 ed.

DELIBERATO, P.C.P. Fisioterapia Preventiva: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2002.

DILLY, C. M. ; JESUS, M. C. Processo Educativo em Enfermagem. São Paulo: Probel Editorial, 1995.

FERREIRA, F. N. et al. Intervenção na Comunidade: relato de caso de uma paciente com AVE, FisioBrasil, São Paulo: 2005.

GALLO, D. L. L. A Fisioterapia no Programa de Saúde da Família: percepções em relação à atuação profissional e formação universitária. 2005. Tese (Dissertação de pós-graduação em Saúde Coletiva). Universidade Estadual de Londrina, 2005.

GAZZINELLI, M. F. ; REIS, D. R.; MARQUES, R. C. (organizadores), Educação em Saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte, ed. UFMG, 2006.

MENDES, E. C., MORAIS, M.I.D.M. O Papel do Fisioterapeuta em Saúde Pública no Século XXI: uma abordagem em parasitologia. Rio de Janeiro: FisioBrasil; 2002.

MINAYO; M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec; 2004.

NEUWALD, M. F. ; ALVARENGA, L. F.; Fisioterapia e Educação em Saúde: investigando um serviço ambulatorial do SUS; Boletim de Saúde, v. 19, n. 12, Jul/Dez de 2005.

PEREIRA, F. W. A. et al. A Inserção do Fisioterapeuta na Estratégia de Saúde da Família em Sobral/CE. Sonare, Sobral, ano 5, n.1, p. 93-100, fev./mar. 2004.

REBELATTO, J. R.; BOTOMÉ, S. P. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais, 2 ed. São Paulo: Manole, 1999.

RIBEIRO, K. S. Q. S. A Atuação da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde: reflexões a partir de uma experiência universitária. Fisioterapia Brasil, v. 3, n.5, p. 311-318, set./out. 2002.

SAMPAIO, R. F. A. A Experiência em Belo Horizonte. In: BARROS, F. B. M. (org) O Fisioterapeuta na Saúde da População: atuação transformadora. Rio de Janeiro: Fisio Brasil, 2002. p. 11-15.

SECRETARIA de saúde. Disponível em: http://www.mutitiba.ba.gov.br. Acesso em 16 de jun. de 2009.

SILVA, J. O. Educação em Saúde: notas para a discussão de um grupo temático. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, n.42, p.36-39, mar. 1994.

SCHIWINGEL, G. A. Fisioterapia na Saúde Pública: um agir técnico, político e transformador. In: BARROS, F. B. M. (organizador). O Fisioterapeuta na Saúde da População: atuação transformadora. Rio de Janeiro: FisioBrasil, 2002.

TESSEROLLI, S. L. A Inserção do Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família. Monografia (especialização). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2003.

VIANA, S. B. P., Competências dos Fisioterapeutas para a Atenção Básica em Saúde da Família: avaliação dos professores e agressos da UNIVALI. Universidade Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2005.

VIANA, G. S. e CICOTOSTE, C. L. A Importância da Inserção do Profissional Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família (PSF): uma visão bibliográfica. II Seminário de Fisioterapia da UNIAMÉRICA: iniciação científica, 5 e 6 de Maio 2008; Foz do Iguaçu, PR.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Ribeiro, S. B., & Lima, K. R. P. (2015). A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA COMO AGENTE EDUCADOR DE SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 3(2), 05. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i2.642