Efeitos da exposição à tela no desenvolvimento da população infanto-juvenil: uma revisão narrativa de literatura.

Autores

  • Neila Andrade da Cruz Santana Obras Sociais Irmã Dulce
  • Sarah Souza Pontes Universidade Federal Da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v12i1.1704

Resumo

Objetivo: revisar na literatura os efeitos da exposição às telas no desenvolvimento infanto-juvenil. Metodologia: Revisão Narrativa com busca bibliográfica entre março e abril de 2023 nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/Medline), The Scientific Electronic Library Online (Scielo) com base os descritores indexados nos Descritores em Ciência da Saúde (DECS) e no Medical Subject Headings (MESH) e empregador booleano “AND“. Resultados: 21 artigos publicados entre 2004 e 2022. Discussão: Inúmeras são as correlações negativas entre tempo de tela e desenvolvimento com impacto em habilidades motoras linguagem, cognição, comportamento e regulação emocional que reverberam por toda a vida. Porém as evidências ainda são inconclusivas, visto que também são observadas associações positivas com e que os estudos diferem em metodologia e amostra. Conclusão: Dada a relevância do tema, existe a necessidade de mais estudos que abordem o assunto a fim de embasarem futuras diretrizes e esclarecer sobre os riscos da exposição às mídias.

 

Palavras-chave: tela, tempo de tela, crescimento e desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Neila Andrade da Cruz Santana, Obras Sociais Irmã Dulce

Fisioterapeuta formada pela Universidade Católica do Salvador em 2010, pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Terapia Intensiva e em Fisioterapia em Neuofuncional e cursando Docência do Ensino Superior. Intensivista do Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce, com atuação no enfrentamento à Covid-19 no Hospital de Campanha Wet'n Wild e Unidade de Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga. Docente do Curso de Extensão (Registro SIATEX-UFBA: 15132) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPG-REAB), do Instituto de Ciências da Saude, Departamento de Fisioterapia da UFBA, ministrando a aula COVID-19 – Aspectos fisiopatológicos. Colaboradora convidada do projeto de Extensão Cinesia do departamento de Fisioterapia do Instituto de Ciências da Saúdeda Universidade Federal da Bahia em 2018.1, 2018.2 e 2019.1. Colaboradora do Projeto de Extensão do Colegiado de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia em 2016.2. Ex-cursista do Intensifisio, curso de extensão em Terapia Intensiva do Hospital da Bahia. Atualização em manejo do paciente Covid-19, neurointensivismo, reabilitação vestibular, reabilitação visual, conceito PNF, Ultrossonografia Cinesiológica, neurociência da dor e prescrição de exercícios para cardiopatas. 

Sarah Souza Pontes, Universidade Federal Da Bahia

Doutoranda do Programa de Medicina e Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA Brasil.

Referências

STRAKER, L.; POLLOCK, C. Optimizing the interaction of children with information and communication technologies. Ergonomics. 2005;48:506-21.

VALDIVIA, A.I.; GÁRATE, S.E.; REGAL, C.N., CASTILLO I.G; SÁEZ ZENAIDA, M. Exposición a televisión y retardo primario del lenguaje en menores de 5 años. Rev Cubana Pediatr. 2014;86:18-25.

RADESKY, J.S.; SCHUMACHER, J.; ZUCKERMAN, B. Mobile and interactive media use by young children: the good, the bad, and the unknown. Pediatrics. 2015;135:1-3.

CRISTIA, A.; SEIDL A. Parental reports on touch screen use in early childhood. PLOS ONE. 2015;10:1-20.

BERNARD, J.Y.; PADMAPRIYA, N.; CHEN, B.; CAI, S.; TAN, K.H.; YA, P.F.; SHEK, L.; CHONG, Y.S.; GLUCKMAN, P.D.; GODFREY, K.M.; KRAMER, M.S.; SAM, S.M.; MÜLLER-RIEMENSCHNEIDER, F. Predictors of screen viewing time in young Singaporean children: the GUSTO cohort. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14:112.

EICKMANN, S.H.; EMOND, A.M.; LIMA, M. Evaluation of child development: beyond the neuromotor aspect. J Pediatr (Rio J). 2016;92(3):S71-S83.

REIS, R.A.M; BEVLLAQUA, M.C.N; SCHITINE, C.S. Plasticidade sináptica como substrato de cognição neural. Neurociências. 2011; 7(3): 156-170.

BLACK, M.M.; WALKER, S.P.; FERNALD, L.C.; ANDERSEN, C.T.; DIGIROLAMO, A.M.; LU, C.; MCCOY, D.C; FINK, G.; SHAWAR, Y.R.; SHIFFMAN, J.; DEVERCELLI, A.E.; WODON, Q.T.; VARGAS-BARÓN E. Early childhood development coming of age: science through the life course. Lancet. 2016;389:77-90.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. SBP. Benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao_sbp_cen1.pdf

SKAUG, S.; ENGLUND, K.T.; SAKSVIK, L.I.; LYDERSEN, S.; WICHSTROM, L. Parent-child interactions during traditional and interactive media settings: a pilot randomized control study. Scand J Psychol. 2018;59:135-45.

REICH, S.M.; YAU, J.C.; WARSCHAUER, M. Tablet-based ebooks for young children: what does the research say?. J Dev Behav Pediatr. 2016;37:585-91.

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS (AAP). Council on communications and media. Children, Adolescents, and the Media. Pediatrics. 2013 Nov;132(5):958-961. doi: 10.1542/peds.2013-2656. PMID: 28448255.

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS (AAP). Council on Communications Media. Media and young minds. Pediatrics. 2016;138:e20162591. Disponível em: https://pediatrics.aappublications.org/content/138/5/e20162591

RIDEOUT,, V. Learning at home: families' educational media use in America. The Joan Ganz Cooney Center, Institute of Educ Scienc 2014.

NOBRE, J.N.; VINOLAS, P.B.; SANTOS, J.N.; SANTOS, L.R.; PEREIRA, L.; GUEDES, S.C.; RIBEIRO, R.F.; MORAIS, R.L.S. Quality of interactive media use in early childhood and child development: a multicriteria analysis. J Pediatr. 2020;96:310---7. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.11.015 Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/SDY9YLRXfQXFs59cz6QbfRG/?lang=en

ZHANG, Y.; TIAN, S.; ZOU, D.; ZHANG, H.; PAN, C.W. Screen time and health issues in Chinese school-aged children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. BMC Public Health. 2022; 22(1):810. doi: 10.1186/s12889-022-13155-3. PMID: 35459156; PMCID: PMC9034635. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35459156/

KABALI, H.K.; IRIGOYEN, M.M.; NUNEZ-DAVIS, R.; BUDACKI, J.G.; MOHANTY, S.H.; LEISTER, K.P.; BONNER, R.L. Exposure and Use of Mobile Media Devices by Young Children. Pediatrics. 2015;136(6):1044-50. doi: 10.1542/peds.2015-2151.. PMID: 26527548. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26527548/

HANCOX, R.J.; MILNE, B.J.; POULTON, R. Association between child and adolescent television viewing and adult health: a longitudinal birth cohort study. Lancet. 2004;364(9430):257-62. doi: 10.1016/S0140-6736(04)16675-0. PMID: 15262103 Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15262103/

MADIGAN, S.; BROWNE, D.; RACINE, N; MORI, C; TOUGH, S. Association Between Screen Time and Children's Performance on a Developmental Screening Test. JAMA Pediatr. 2019 ;173(3):244-250. doi: 10.1001/jamapediatrics.2018.5056. Erratum in: JAMA Pediatr. 2019 May 1;173(5):501-502. PMID: 30688984; PMCID: PMC6439882. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2722666

FERGUSON, B.; GRAF, E.; WAXMAN, S.R. Infants use known verbs to learn novel nouns: evidence from 15- and 19-month-olds. Cognition. 2014;131(1):139-46. doi: 10.1016/j.cognition.2013.12.014. Epub 2014 Jan 23. PMID: 24463934. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24463934/

DELOACHE, J.S.; CHIONG, C.; SHERMAN, K.; ISLAM, N.; VANDERBORGHT, M.; TROSETH, G.L.; STROUSE, G.A.; O'DOHERTY, K. Do babies learn from baby media? Psychol Sci. 2010 Nov;21(11):1570-4. doi: 10.1177/0956797610384145. Epub 2010 Sep 20. PMID: 20855901. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20855901/

KIRKORIAN, H.L.; CHOI, K.; PEMPEK, T.A. Toddlers' Word Learning From Contingent and Noncontingent Video on Touch Screens. Child Dev. 2016 Mar-Apr;87(2):405-13. doi: 10.1111/cdev.12508. PMID: 27018327. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27018327/

SOUTO, P.H.S.; SANTOS, J.N.; LEITE, H.R.; HADDERS-ALGRA, M.; GUEDES, S.C.; NOBRE, J.N.P.; SANTOS, L.R.; MORAIS, R.L.S. Tablet Use in Young Children is Associated with Advanced Fine Motor Skills. J Mot Behav. 2020;52(2):196-203. doi: 10.1080/00222895.2019.1602505. Epub 2019 Apr 22. PMID: 31007146. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31007146/

ZHANG, Z.; ADAMO, K.B.; OGDEN, N.; GOLDFIELD, G.S.; OKELY, A.D.; KUZIK, N.; CROZIER, M.; HUNTER, S.; PREDY, M.; CARSON, V. Association Between Screen Time and Cognitive Development in Preschoolers. Paediatr Child Health. 2021: 27 (2):105-110. Doi: 10,1093/pch/pxab067. PMID: 35599677; PMCID: PMC9113848.

HAMILTON, K.; SPINKS, T.; WHITE, K.M.; KAVANAGH, D.J.; WALSH, A. A Pshycosocial Analysis of Parents’ Decisions for Limiting Their Young Child’s Screen Time: An Examination of Attitudes, Social Norms and Roles, and Control Perceptions. British J Health Psych. 2015;3(2):285-301. doi:10.1111/bjhp.12168

KITAI, K. Association Between Internet Overuse and aggression in Korean adolescents. Pediatr Intern. 2013;55(6):703-9. doi:10.1111/ped.12171

SMITH, L.; GARDNER, B.; HAMER, M. Childhood Correlates of Adult TV Viewing Time: A 32-Year Follow-up of the 1970 British Cohort Study. J Epidemiol Community Health. 2015;69(4):309-313. doi:10.1136/jech-2014-204374

LISSAK, G. Adverse physiological and psychological effects of screen time on children and adolescents: Literature review and case study. Environmental Research, 2018; 164: 149–157. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.envres.2018.01.015.

MANSOR, E.; AHMAD, N.; RAJ, D.; ZULKEFLI, N.A.M.; SHARIFF, Z.M. Predictors of parental barriers to reduce excessive child screen Time Among Parents of Under-five Children in Selangor, Malaysia: Cross-sectional Study. J Med Internet Res. 2021; 23 (4): e25219. Doi: 10.2196/25219

HOROWITS-KRAUS, T.; HOTTON, J.S. Brain connectivity in children is increased by the time they spend reading books and decreased by the length of exposure to screen-based media. Acta Paediatr. 2018; 107 (4):685-693. Doi: 10.1111/apa.14176. PMID: 29215151.

WEBSTER, E.K.; MARTIN, C.K.; STAIANO, A.E. Fundamental motor skills, screen-time, and physical activity in preschoolers. J Sport Health Sci. 2019; 8(2):114-121. doi: 10.1016/j.jshs.2018.11.006. Epub 2018 Nov 24. PMID: 30997257; PMCID: PMC6450921

AMRA, B.; SHAHSAVARI, A.; SHAYAN-MOGHADAM, R.; MIRHELI, O.; MORADI-KHANIABADI, B.; BAZUKAR, M.; YADOLLAHI-FARSANI, A.; KELISHADI, R. The association of sleep at late-night cell phone use among adolescents. J Pediatr. 2017; 93(6):560-567.

MOON, J.H.; CHO, S.Y.; LIM, S.M.; ROH, J.H.; KOH, M.S.; KIM, Y. J.; NAM E. Smart device usage in early childhood is differentially associated with fine motor and language development. Acta Paediatr. 2019; 108: 903-910. doi:10.1111/apa.14623

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA SBP. Manual de orientação: #menos telas #mais saúde. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf

AMERICAN ASSOCIATION PEDIATRIC (AAP). Council on Communications and Media. Media use in school-aged children and adolescents. Pediatrics. 2016: 138(5), e20162592. https://pediatrics.aappublications.org/content/138/5/e20162592

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Andrade da Cruz Santana, N., & Souza Pontes, S. (2024). Efeitos da exposição à tela no desenvolvimento da população infanto-juvenil: uma revisão narrativa de literatura. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 12(1). https://doi.org/10.25194/rebrasf.v12i1.1704