Regulação Emocional de Universitários em um Internato Baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i2.1671

Palavras-chave:

Bem-estar subjetivo, Regulação emocional, Universitários

Resumo

Introdução: O crescimento da população de universitários tem suscitado reflexões sobre as demandas que passaram a surgir, sejam elas no que se refere às características do estudante, como também pelas necessidades apresentadas pelos universitários, sejam essas de ordem acadêmica ou psicossociais, portanto, a regulação emocional revela-se útil aos indivíduos permitindo sua adaptação a desafios do cotidiano e assim manterem um certo nível de bem-estar subjetivo. Objetivo: Analisar a relação entre bem-estar subjetivo e a regulação emocional em universitários de um internato privado no recôncavo baiano. Método: Foram utilizadas duas escalas, uma para avaliar as estratégias de regulação emocional (supressão de emoções e reavaliação cognitiva), outra para avaliar três dimensões de bem-estar subjetivo (afetos positivos, afetos negativos, satisfação com a vida). Também se incluiu um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra. Participaram 41 estudantes universitários, residentes de um internato privado baiano, selecionados de modo não aleatório. Justificativa: Tendo em vista o crescimento desse público-alvo passou a ser essencial conhecer melhor a realidade vivida pelos universitários, como uma forma de identificar fatores que podem gerar desregulação emocional como também aspectos relacionados ao desenvolvimento psicossocial do estudante, obtendo bem-estar subjetivo. Resultados: Os resultados indicaram que as estratégias de regulação emocional não previram o aumento nos níveis de bem-estar subjetivo. Considerações finais: Considera-se, portanto, pertinente realizar e aprofundar o estudo nessa temática.

Biografia do Autor

Hellen Mercês Silva Soares, Faculdade Adventista da Bahia

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Adventista da Bahia (Fadba). Atualmente atua como membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa da Fadba. Estagio supervisionado I e II em Neuropsicologia. Realizando estagio específico I em Psicanálise, atuando na Clínica Adventista da Bahia, e no Centro de Atendimento Multidisciplinar em Cruz das Almas. Membro da Linha de pesquisa "Estudo da condição de saúde bucal em residentes do Reconcavo Baiano: Uma proposta de análise e intervenção". Atuou como monitora na matéria de Analise do Comportamento, Teorias e Sistemas I e II, Bases do Desenvolvimento com ênfase em Neuroanatomia e Saúde Mental, na Fadba. 

Ana Flávia Soares Conceição, Faculdade Adventista da Bahia

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB - 2011). Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (POSPSI - UFBA) na linha de Psicologia do Desenvolvimento. Especialização em neuropsicologia - FTC (2012). Atualmente é professora dos cursos de graduação e assessora técnica do curso de pós-graduação lato sensu em neuropsicologia da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Atua e tem experiência na área da neuropsicologia, avaliação neuropsicológica, psicologia do desenvolvimento, velhice, povos tradicionais e saúde mental. É integrante do Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clinica e Cognitiva (NEUROCLIC). Contato: anasoares.psicologia@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6654-0785

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

Silva Soares, H. M., & Soares Conceição, A. F. (2023). Regulação Emocional de Universitários em um Internato Baiano. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 11(2). https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i2.1671