DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE PRODUTO ISENTO DE GLUTÉN UTILIZANDO BANANA DA TERRA E FARINHA DE ARARUTA

Autores

  • Ms. Doutoranda da Universidade de Estadual de Feira de Santana. Docente de Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia, Brasil.
  • Emilly Nunes Salustiano de Sousa Acadêmica de Nutrição da Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia, Brasil.
  • Bárbara Moreira de Araújo Ferreira Acadêmica de Nutrição da Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia, Brasil.
  • Ms. Mestre pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nutricionista do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Fortaleza, CE, Brasil.
  • Dra. Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH https://orcid.org/0000-0002-0358-0069

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v12i1.1630

Palavras-chave:

Doença celíaca, Glúten, Dieta livre de glúten

Resumo

Introdução: A doença celíaca (DC) e a sensibilidade ao glúten implicam modificações dietéticas permanentes que podem restrigir a ingestão alimentar e resultar em deficiências nutricionais. Deste modo, o desenvolvimento de produtos livres de glutén pode contrubir ampliação da qualidade e variedade alimentar. Objetivo: Desenvolver produto isento de glutén por meio da utilização integral de banana da terra e da farinha de araruta e realizar análise sensorial para determinar a aceitação e intensão de compra. Materiais e metódos: Utilizando integralmente a banana da terra e a farinha de araruta desenvolveu-se produto denominado “nhoque banaruta”. O produto foi sensorialmente avaliado pelo teste de aceitabilidade e de intensão de compra. Os participantes receberam e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. As amostras do “nhoque banaruta” foram distribuídas em pratos descartáveis a provadores (n=79) não treinados juntamente com a ficha de avaliação e um copo com água. A ficha de avaliação continha o teste aceitação utilizando escala hedônica estruturada de nove pontos, ancorada nos termos: desgostei muitíssimo (1) e gostei muitíssimo (9) e o teste de intenção de compra com escala estruturada de cinco pontos, ancorada  nos  termos:  certamente não compraria este produto (1) e certamente compraria este produto (7). Resultados: Os resultados da análise sensorial indicaram que o produto apresentou boa aceitação para todos os atributos avaliados (cor, sabor, textura e aroma), com índice de aceitabilidade maior que 77%. A intensão de compra do “nhoque banaruta” foi de 85%. Conclusão: O “nhoque banaruta” apresentou boa aceitabilidade e intensão de compra, podendo ser utilizado como alternativa de alimento isento de glutén para o público com restrição de consumo desta proteína, possibilitando o aumento da variedade de preparações desses consumidores.

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Publicado

2024-03-14

Como Citar

Sobral Neiva, G., Nunes Salustiano de Sousa, E., Moreira de Araújo Ferreira, B., Rodrigues de Morais , S., & Santana, M. (2024). DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE PRODUTO ISENTO DE GLUTÉN UTILIZANDO BANANA DA TERRA E FARINHA DE ARARUTA . Revista Brasileira De Saúde Funcional, 12(1). https://doi.org/10.25194/rebrasf.v12i1.1630