O Maldito e a Contaminação da Terra em Deuteronômio 21:22-23: uma Análise Exegética
Resumo
Resumo
Em Dt 21:22, 23 há uma lei que exige que um pecador passível de pena de morte fosse, depois de morto, pendurado num madeiro, pois ele era “maldito de Deus.” Porém a primeira vista não se pode perceber que tipo de pecado tal condenado cometeu e por que ele tinha se tornado maldito. O fato se torna mais interessante pela aplicação que Paulo faz de Dt 21:23 em Gl 3:13 a Jesus. Por essa razão este artigo se propõe a descobrir: a natureza do pecado que levava a pessoa a ser declarada “maldita de Deus;” em que ocasiões este tipo de pena se utilizaria e exemplos bíblicos de sua aplicação; bem como secundariamente ver possíveis aplicações neotestamentárias. Para tanto, será realizada uma exegese nos moldes do método histórico-gramatical, dando ênfase na estrutura do livro e da seção de Dt 19-21. Concluiu-se que: 1) O maldito é o derramador do sangue inocente cuja vida era requerida como expiação para a terra profanada; 2) A terra seria profanada com a decomposição do corpo, porque Deus habitaria na herança que Ele concedeu ao Seu povo, Ele é vida; 3) O pendurar não era execução, mas exposição do cadáver do malfeitor; 4) Paulo aplica a lei de Deuteronômio a Jesus, mostrando que Cristo assumiu a culpa e condenação de todos os pecados inclusive os que só se expiavam mediante a morte do malfeitor; e que 5) O caso de Judas e seu enforcamento é uma possível aplicação de Dt 21:22, 23.
Palavras-chave: Maldito. Lei. Pecado. Estrutura. Exegese.
Abstract
In Deuteronomy 21:22,23 there is a law that requires a sinner punishable by death to be hung on a tree, after death, because he was "accursed of God.” But at first glance you cannot realize what sort of sin was committed by the condemned, and why he had become accursed. The fact becomes more interesting by the application that Paul makes of Deut 21:23 in Gal 3:13 to Jesus. So, this article aims to discover: the nature of the sin that led the person to be declared "accursed of God;" the occasions in which this type of penalty would be used and biblical examples of its application, and secondarily to see possible New Testament applications. To do so, it will be held in the mold of an exegesis historical-grammatical method, emphasizing the structure of the book and the section of Deuteronomy 19-21. It was concluded the following: 1) The accursed is the shedder of innocent blood whose life was required as an atonement for the land desecrated; 2) The land was defiled with the decomposition of the body, because God would dwell in the inheritance that He gave to His people, He is life; 3) The hanging was not execution but exposure of the corpse of the evildoer; 4) Paul applies the law of Deuteronomy to Jesus, showing that Christ took the guilt and condemnation for all sins including those expiated only by the death of the wrongdoer; and 5) The case of Judas and his hanging is a possible application of Deut. 21:22,23.
Keywords: Accursed. Law. Sin. Structure. Exegesis.